O Título de Especialista em Dermatologia (TED) é uma certificação conferida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), reconhecendo médicos especializados na área. Apenas médicos com o TED podem se declarar especialistas no registro do CRM.
O título confere reconhecimento profissional, maior valorização no mercado e habilita o médico a atuar formalmente como dermatologista
Na live Dermatoses Imunomediadas: O que mais cai na prova do TED, as médicos Dra Isabela Dupin e Dra. Anna Ganem trazem algumas questões do TED e ajudam o candidato a passar na prova com várias dicas. Veja abaixa a resolução de um caso.
Questão
Paciente do sexo feminino, 55 anos, apresenta sutis lesões edematosas violáceas em torno dos olhos associadas à poiquilodermia nas áreas expostas da região cervical e máculas e placas rósseo-violáceas nas faces extensoras dos quirodáctilos. Refere também leve dificuldade para se levantar da posição sentada.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas abaixo e a relação proposta:
1.Quando disponível a pesquisa de autoanticorpos, deve-se solicitar Anti-Mi2.
PORQUE
2. Existe associação da doença descrita no caso clínico com neoplasia de órgãos internos em adultos.
Assinale a alternativa correta:
a) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c) A afirmativa I é verdadeira; a II é falsa.
d) A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
Resolução
Letra: B
Vamos para o caso clínico: paciente, sexo feminino, 55 anos, apresenta lesões edematosas violáceas sutis ao redor dos olhos — isso é o sinal do heliótropo. Também há uma mácula edematosa violácea na pele palpebral, sinal clássico. Há mais: máculas nas áreas expostas do pescoço, o “sinal do xale”. Há ainda pápulas rosa‑violáceas nos extensoras dos dedos — as pápulas de Gottron — que são praticamente patognomônicas. Com esses três sinais clássicos, estamos diante de um caso de dermatomiosite. Isso já nos dá diagnóstico e orientação das alternativas.
Sobre o exame de imagem na prova da primeira fase: geralmente não tem, ou é de baixa qualidade, né? Então, se dermatomiosite é clássico (pápulas de Gottron, sinal do heliótropo), não brigue com a questão por sutilezas.
Depois, ele descreve fraqueza muscular — é só para confirmar o diagnóstico.
Ao analisar os itens:
- “Quando disponível, deve-se solicitar o anti‑Mi‑2.” Verdadeiro — é um marcador importante, bem específico para dermatomiosite, embora pouco sensível. Devemos solicitá-lo sempre que possível.
- “Porque há associação da doença com neoplasias em adultos.” Verdadeiro — dermatomiosite em adultos tem maior risco de neoplasia.
Parecem lógicas — mas será que o “porque” conecta adequadamente? A armadilha da questão é: o anti‑Mi‑2 não está relacionado à neoplasia; ele indica bom prognóstico. Existem outros autoanticorpos (como anti‑TIF‑1γ, anti‑NXP‑2) que têm associação com câncer. Ou seja, ambas as afirmativas podem estar corretas isoladamente, mas o porque usado na estrutura da questão está errado, pois o anti‑Mi‑2 não explica o risco de neoplasia.
Preparatório para o TED
Prepare-se com o curso mais completo e eficiente para quem quer conquistar o Título de Especialista em Dermatologia em 2026.
– 100% online
– Acesso imediato
– Indicado para o médico que trabalha e tem pouco tempo disponível para estudar
O que o curso oferece?
- 30 módulos de estudos atualizados
- +650 questões para você praticar e simulados
- Prova na íntegra
- Simulado personalizado e realístico
- Flashcards para fixação de conteúdo
- Plataforma Lifelong Learning
- Painel de desempenho
- Tira-dúvidas
- Orientador de estudos
Inscreva-se agora mesmo aqui.
Quer assistir mais lives como essa? Inscreva-se no canal do AfyaDermato para saber mais novidades!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.