Logotipo Afya
Anúncio
Carreira23 setembro 2024

Prova de Residência Médica: Endocrinologia - Nódulos Tireoidianos

Prepara-se para a prova de Residência Médica a partir dos pontos-chave sobre nódulos tireoidianos. Veja o que precisa estudar

As provas de residência médica estão cada vez mais completas e exigentes. Cada vez mais o residente precisa estar a par dos principais assuntos vivenciados na prática clínica de cada especialidade.

Um dos conteúdos muito abordados em provas de Endocrinologia é sobre nódulos tireoidianos. Sendo assim, o que é mais relevante saber na hora da prova?

hot topics para prova de residência

Análise dos nódulos

A análise de nódulos tireoidianos precisa ter como avaliação inicial uma anamnese e exame físico cuidadosos. O médico precisa avaliar a presença de sinais e sintomas, tais como: surgimento de nodulação em região tireoidiana, dispneia, disfagia e pigarro.

Ao exame físico, o médico deve saber descrever e realizar a palpação da loja tireoidiana em busca de nódulos que devem ter suas características analisadas: localização, consistência, tamanho e mobilidade.

A partir de então, ao se detectar um nódulo tireoidiano, o paciente deve ter:

  • Dosagem laboratorial básica da função tireoidiana
  • Avaliação de imagem com ultrassonografia de tireoide.

Atenção: O candidato deve ter ciência de que o passo inicial é descartar se o nódulo é autônomo ou não. Em caso de suspeita de nódulo hiperfuncionante, a cintilografia pode auxiliar na confirmação diagnóstica.

 

Punção aspirativa por agulha fina

O segundo passo é avaliar se o nódulo é indicativo de uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF).

Sendo assim, é importante saber as características dos nódulos que são suspeitas de malignidade (ex: microcalcificações, hipoecogenicidade, margens irregulares, halo espesso mal delimitado, diâmetro ântero-posterior maior que o transverso e fluxo central no doppler).

A seguir, o candidato deve saber interpretar os resultados da PAAF pela categoria de Bethesda e recomedar os passos seguintes a partir dessa análise.

Desse modo, a depender do resultado, o nódulo pode:

  • Seguir em acompanhamento
  • Ter sua PAAF repetida
  • Ser submetido a realização de testes moleculares
  • Ser encaminhado para cirurgia.

Desse modo, é importante que o candidato esteja ciente de todas as etapas necessárias para tanto diagnóstico e manejo dos nódulos tireoidianos tanto pra sucesso em suas provas de residência quanto para manejo clínico no dia-a-dia endocrinológico.

Sugestões de leitura

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo