Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Uma das experiências mais traumáticas para pacientes com câncer de mama, principalmente para as mulheres, é a perda de cabelo. Um novo dispositivo experimental de resfriamento do couro cabeludo impediu a alopécia em metade das mulheres submetidas à quimioterapia.
O dispositivo de arrefecimento é um sistema de duas tampas: um tampão de silicone interno circula um fluido refrigerado, e um tampão de neoprene exterior atua como um isolador. Ele diminui a temperatura dos vasos sanguíneos do couro cabeludo e o fluxo sanguíneo. Dessa forma, o dispositivo reduz a quantidade de drogas quimioterápicas que atingem os folículos pilosos.
Veja também: ‘Como impedir a queda dos cabelos em pacientes com câncer’
No teste, financiado pelo fabricante, cerca de 182 mulheres com câncer de mama em fase I-II submetidas à quimioterapia à base de taxano ou antraciclina foram randomizadas para terapia de resfriamento do couro cabeludo ou nenhuma. Pacientes atribuídas à terapia usaram o dispositivo 30 minutos antes, durante e 90 minutos depois da quimioterapia.
Em uma análise intercalar, 50% das mulheres do grupo de arrefecimento tinham preservado o seu cabelo, contra nenhuma no grupo de controle. Os efeitos colaterais foram leves e incluíram dores de cabeça e desconforto transitório.
E mais: ‘Moonshot 2020: a cura do câncer em 2020?’
Agora, o fabricante irá procurar a autorização do Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos. Veja abaixo como o dispositivo funciona:
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.