Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira (19). A prova é aplicada aos estudantes matriculados nos 351 cursos de medicina participantes e uma ferramenta importante para quem deseja ingressar em um programa de residência médica no Brasil.
Os resultados individuais podem ser aproveitados nos processos seletivos e o estudante pode conferir neste link. As regras para utilização destas notas estão no edital do Exame Nacional de Residência (Enare) e o resultado sai nesta quarta-feira (21).
Dos 304 cursos de medicina de instituições de educação superior públicas federais e privadas que participaram do Enamed, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2.
Veja também: Ministério da Saúde lança guia nacional para enfrentar impactos das apostas online
O Enamed será realizado anualmente e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Enade para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto ao Enare. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
Autoria

Redação Afya
Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.