Logotipo Afya
HomePublicaçõesDepressão e qualidade do sono em estudantes de medicina
Carreira8 abril 2025

Depressão e qualidade do sono em estudantes de medicina

Destacamos o artigo “Depressão e qualidade do sono em estudantes de medicina”, uma revisão integrativa publicada na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
Depressão e qualidade do sono em estudantes de medicina
Anúncio
Por RFCM Paraiba

Nesta postagem da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Depressão e qualidade do sono em estudantes de medicina”, um trabalho de revisão integrativa de literatura publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. 

Aqui você consegue acessar o artigo na revista!  

O que apresenta o artigo? 

A área da medicina é um campo com muitos desafios e cobranças, que se inicia desde quando o estudante se matricula na universidade. Essa rotina cansativa pode afetar negativamente a vida do estudante e colocá-lo em sérios riscos psicológicos, como o desenvolvimento de depressão e dificuldades para dormir.

Os autores desse estudo focaram nessa premissa e realizaram uma revisão integrativa da literatura baseada em obras secundárias que abordam o tema em questão entre 2017 e 2022. pesquisa foi feita na base de dados da Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE) e no portal Pubmed, no primeiro semestre de 2023.

A pesquisa mostrou que a privação do sono – consequência da rotina exaustiva do estudante de medicina – pode evoluir para um quadro de depressão. Segundo a conclusão dos autores, há uma relação entre a depressão e a qualidade do sono em estudantes de medicina, em que uma influencia diretamente a outra. Nesse sentido, a depressão leva a prejuízos na qualidade do sono, e a má qualidade do sono pode levar ao quadro de depressão. Além disso, fatores como: o ciclo acadêmico, a competição entre alunos, a necessidade de um currículo enorme, dificuldades financeiras, falta de sono, pouco tempo para conciliar estudo e lazer, traços de personalidade de muitos alunos, pressão acadêmica e auto-exigência podem levar o aluno a desenvolver transtornos psicológicos.

Baixe o conteúdo gratuitamente aqui! 

Autores:

Ívines Matheus de Almeida Barbosa

Acadêmico de medicina do Centro Universitário de João Pessoa-PB, Brasil

Raquel Mendes Cordeiro

Docente de medicina do Centro Universitário de João Pessoa-PB, Brasil

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Carreira