O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril e foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. Essa data marca a fundação da OMS e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da saúde e do bem-estar.
Mas a pergunta que ressoa é: Quem cuida de nós também está preocupado com seu bem-estar?
Realidade médica
Segundo a pesquisa feita pelo Research Center, em 2024, 39,8% dos médicos enfrentam algum tipo de doença mental, sendo que duas em cada três pessoas afetadas são do gênero feminino.
Na faixa etária entre os 25 e 35 anos os dados também chamam a atenção: 49,6% dos profissionais dessa idade sofrem com doenças mentais.
Sobre o autocuidado, a pesquisa indica que, dos médicos com até 25 anos, 51,9% praticam atividades físicas, mas esse percentual vai reduzindo com o avançar da idade, que compreende também mais atribuições profissionais.
Leia mais: Autocobrança na carreira médica e os seus efeitos na qualidade de vida
Ação em prol da saúde
É comprovado que a prática de exercícios físicos auxilia a qualidade de vida, inclusive em relação à saúde mental.
Pensando nisso, a Afya acaba de lançar um movimento que convida médicos e médicas a se priorizarem e cuidarem de si em primeiro lugar, para poder dedicar maior cuidado aos seus pacientes. A ação visa engajar os profissionais médicos a praticarem corrida, e, para isso, a Afya fará algumas iniciativas:
- Desafio no Strava: a ideia é criar uma comunidade de médicos corredores que se apoiem e registrem seus avanços pelo app;
- Apoio em corridas pelo Brasil. Confirmada: Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos – 06 de abril de 2025 – Aterro do Flamengo
Aproveite e inscreva-se na ação e assista ao vídeo feito especialmente para celebrar o dia Mundial da Saúde!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.