Como desenvolver a disciplina na Medicina?
A disciplina na Medicina vem muito antes da graduação. Desde o ensino médio ou curso pré-vestibular, é necessário criar uma rotina de estudos bem regrada para garantir o ingresso na universidade.
Após a entrada no ensino superior, a disciplina torna-se uma aptidão ainda mais necessária na vida do futuro médico. É necessário organizar os horários em relação aos estudos, tendo em vista a grande quantidade de matérias a serem estudadas.
E quando a faculdade termina?
Mais pro final da faculdade, é chegado o momento de planejamento para a vida profissional com as provas de residência. Sendo assim, o indivíduo necessita criar cronogramas de estudo que sejam personalizados de acordo com a sua rotina, mas que abranja os principais temas que são das provas, priorizando-se aqueles que o jovem médico tem mais dificuldade.
Para facilitar, é possível criar “minirotinas” semanais e realizar roteiros mensais, de modo que a matéria não fique acumulada e atrasada. Assim, o sucesso nas provas torna-se mais próximo.
Desafios durante a especialização
Após o ingresso na especialização escolhida, é a vez do médico se organizar para realizar uma boa especialização, ao mesmo tempo em que precisa dar os plantões para complementação de renda. É exigido um esforço importante do jovem médico que precisa se capacitar, ao mesmo tempo que necessita manter sua vida financeira.
Ao fim da etapa de residência médica, retorna a fase de se manter atualizado para garantir atendimento de qualidade aos pacientes. Ao longo de todo o caminho da vida médica, e também ao concluir as especializações, é necessário que o médico se mantenha sempre atualizado com boas fontes de estudos que trazem o que há de mais recente na sua área, incluindo leitura de artigos e idas a congressos e palestras. Dessa forma, mais uma vez, é importante que haja equilíbrio para poder administrar tantas tarefas.
Saúde física e mental
Tarefa tão importante quanto os afazeres médicos, é o cuidado com a saúde física e mental, que deve ser priorizada desde a preparação para a entrada na faculdade de Medicina.
É imprescindível que o médico mantenha bons hábitos de vida, como:
- boa ingesta hídrica diária;
- boa qualidade do sono;
- prática regular de atividades físicas;
- alimentação balanceada;
- bom convívio social com amigos e família.
O ato de cuidar do corpo e da mente é a primeira etapa da disciplina que o médico deve priorizar, de modo a garantir sucesso nas outras áreas de sua vida pessoal e profissional.
Sendo assim, uma das habilidades mais importantes para a vida do médico é a disciplina em todos os âmbitos de sua vida. Uma vez adquirida, é inegável o benefício de uma existência mais regrada e com rotinas bem-estabelecidas para o sucesso na vida médica.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.