Logotipo Afya
Anúncio
Carreira11 março 2025

A responsabilidade ética de se manter atualizado na medicina

O médico que não se mantém inteirado sobre as atualizações em sua área de atuação é omisso no comprometimento de um atendimento de qualidade

O mundo globalizado está cada vez mais acelerado, e não é difícil perceber isso. Somos constantemente bombardeados por novas informações, enquanto os avanços da vida moderna se tornam visíveis em diversos setores.

No âmbito da Medicina isso não é diferente. São vários estudos publicados a todo momento sob diferentes perspectivas, desde análise do que já vem sendo feito até novos descobertas a nível de fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.

Sendo assim, cabe a reflexão: Qual é responsabilidade ética de se manter atualizado?

Sucesso na carreira

Em qualquer carreira, estar atualizado é imprescindível para uma profissão de sucesso e manutenção no mercado de trabalho. No entanto, no mundo médico, isso se torna ainda mais importante, visto que se lida com a vida humana.

Na endocrinologia, dois ramos vêm recebendo muitas novidades, sendo eles Diabetes Mellitus e Obesidade.

Felizmente, com o avançar tecnológico, novas opções terapêuticas estão sendo desenvolvidas com intuito de melhorar o tratamento dessas doenças crônicas e tão prevalentes a nível mundial.

Atualizações para destaque

Os inibidores de SLGT-2 são medicações relativamente recentes no manejo do diabetes mellitus tipo 2, com claros benefícios para a saúde cardiovascular e renal. Desse modo, torna-se uma medicação com boa resposta para o tratamento de diabetes, além de claros incrementos em outros setores da saúde.

Outra classe que vem chamando grande atenção são os análogos de GLP-1, como a Semaglutida, atualmente aprovada em bula pela Anvisa para tratamento de obesidade na dose de 2,4mg/semana. Outra medicação promissora capaz de trazer resultados ainda melhores é a Tirzepatida (duplo agonista de GIP E GLP-1), porém ainda não está disponível no Brasil, devendo chegar em breve.

Com tantas novidades chegando ao mercado terapêutico, é dever do médico endocrinologista saber se informar sobre esse novo arsenal. O especialista deve buscar as melhores fontes na literatura científica para se aprimorar e saber oferecer o melhor aos seus pacientes.

Oferta de atendimento justo

É importante que o médico endocrinologista saiba as indicações das medicações, os seus benefícios, os seus principais efeitos colaterais e como manejá-los, além de avaliar caso a caso a resposta de seu paciente.

O médico que não se mantém inteirado sobre as principais atualizações em sua área de atuação é omisso no comprometimento de um atendimento de qualidade com o paciente que busca seu auxílio.

É dever do especialista um bom entendimento da fisiologia das doenças endócrinas, como também estar a par sobre as novidades em termos de diagnóstico e tratamento das principais doenças do seu cotidiano médico.

Estudar e se manter atualizado com base em literatura científica de confiável sempre serão os melhores caminhos para fornecer um atendimento justo e de qualidade ao seu paciente.

Curso de atualização em endocrinologia

O curso é uma oportunidade para os profissionais que não podem comprometer a rotina e querem estudar e se atualizar.

Por meio do Curso de Atualização em Endocrinologia Afya, com apenas 30 minutos por semana, você se mantém atualizado com informações embasadas e comprovadas por meio de estudos.

Garanta sua vaga agora!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Formação