Whitebook: entenda o que é a cardiomiopatia por estresse
Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, separamos mais algumas informações sobre a Cardiomiopatia por Estresse.
Essa semana no Portal da PEBMED, publicamos um artigo sobre a Síndrome de Takotsubo, que é um dos nomes pelo qual a Cardiomiopatia por Estresse é chamada. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, separamos a apresentação clínica e abordagem terapêutica do Cardiomiopatia por Estresse.
Veja as melhores condutas médicas no Whitebook Clinical Decision!
Apresentação Clínica
Mais frequente em mulheres de meia idade (pós menopausa) (80% dos casos); e/ou após exposição a estresse emocional ou físico. É semelhante ao quadro de síndrome coronariana aguda (IAMCSST/ IAMSSST ou angina instável). Pode manifestar-se por: dor torácica aguda; dispneia e síncope; síndrome de insuficiência cardíaca; taquiarritmias (incluindo taquicardia ventricular e fibrilação ventricular); bradiarritmias; parada cardiorrespiratória ou choque cardiogênico (10%).
Abordagem Diagnóstica
O diagnóstico depende de uma história clínica compatível em pacientes com alterações ecocardiográficas típicas.
Exames laboratoriais de rotina: Hemograma completo, bioquímica, marcadores de necrose miocárdica, BNP, lactato, gasometria, eletrocardiograma e ecocardiograma.
Deve-se observar nos exames:
-
- Eletrocardiograma (ECG): supradesnivelamento ST ou infradesnivelamento ST; prolongamento QT; inversão de onda T e muito raramente BAVT.
- Troponina: aumento moderado pode estar presente.
- Peptídeo natriurético (BNP): elevado na maioria dos pacientes.
- Ecocardiograma transtorácico de urgência: sempre indicado para avaliar obstrução da via de saída do VE. Nos quadros de choque cardiogênico, deve ter caráter de urgência.
- Ressonância magnética cardíaca: ausência de realce tardio (diferente de IAM).
Critérios Diagnósticos
Presença dos quatro critérios abaixo confirma o diagnóstico:
- Disfunção transitória do VE em segmento médio: hipocinesia, acinesia ou discinesia; tipicamente não limitada ao território de uma única artéria epicárdica.
- Ausência de doença coronariana obstrutiva ou evidência angiográfica de ruptura aguda de placa. Aqui, aceita-se doença coronariana em território não contemplado pela disfunção.
- Novas anormalidades eletrocardiográficas, sendo elevação do segmento ST e/ou inversão da onda T, ou modesta elevação da troponina cardíaca.
- Ausência de feocromocitoma ou miocardite.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.