Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A morte súbita é definida pela OMS como a morte inesperada dentro de uma hora do início dos sintomas ou, em casos de morte não testemunhada, quando a vítima foi vista em “boas condições de saúde” nas 24 horas prévias ao evento. Estudos clínicos apontam a doença coronariana como principal causa subjacente e o mecanismo do óbito seria a ocorrência de FV/TV. Contudo, um estudo recente na Circulation questiona se no mundo real as causas de morte súbita não seriam diferentes.
O estudo recrutou todos os óbitos extra-hospitalares de causa presumidamente não conhecida no município de São Francisco, na Califórnia (EUA), no período de 2011 a 2014, e realizou necropsia em todos, a fim de descobrir a causa da morte. Os principais resultados do estudo foram:
- 56% das mortes súbitas foram causadas por arritmias em pacientes cardiopatas e 40% por causas não cardíacas.
- Em metade dos pacientes, a morte foi a primeira manifestação da sua cardiopatia.
- As doenças subjacentes mais comuns foram:
- Doença coronariana (58%)
- Overdose (34%)
- Cardiomiopatia (18%), sendo as mais comuns a dilatada idiopática e a alcoólica
- Cardiopatia hipertrófica (15%)
- Doença neurológica (14%): AVC isquêmico, hemorragia cerebral e epilepsia
LEIA MAIS: Cardiomiopatia hipertrófica e o risco de morte súbita
O que podemos levar para a prática?
- É fundamental implementar estratégias de rastreamento e prevenção para doenças cardiovasculares, pois a morte pode ser a primeira manifestação da cardiopatia. No momento, como a doença coronariana é a cardiopatia mais comum, recomenda-se o screening dos fatores de risco para aterosclerose, com medida da pressão arterial, interrupção do tabagismo e medida da glicemia e perfil lipídico.
- Ao atender um paciente que foi vítima de PCR extra-hospitalar, esteja atento e procure doenças em outros órgãos além do coração. O uso de drogas e as doenças neurológicas são especialmente importantes.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
- Prospective Countywide Surveillance and Autopsy Characterization of Sudden Cardiac Death. Zian H. Tseng, Jeffrey E. Olgin, Eric Vittinghoff, Philip C. Ursell, Anthony S. Kim, Karl Sporer, Clement Yeh, Benjamin Colburn, Nina M. Clark, Rana Khan, Amy P. Hart and Ellen Moffatt. Circulation. 2018;137:2689-2700, originally published June 18, 2018 || https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.033427
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.