Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Cardiologia21 julho 2016

Trabalhos clássicos: escore de Romhilt-Estes

Há inúmeros parâmetros para se diagnosticar sobrecarga de ventrículo esquerdo (SVE) pelo ECG. Um dos mais clássicos foi publicado por Donald W. Romhilt e E. Harvey Estes no American Heart Journal em 1…

Há inúmeros parâmetros para se diagnosticar sobrecarga de ventrículo esquerdo (SVE) pelo ECG. Um dos mais clássicos foi publicado por Donald W. Romhilt e E. Harvey Estes no American Heart Journal em 1968. Basicamente eles criaram um escore (Escore de Romhilt-Estes) com vários parâmetros diferentes, boa parte já consolidados na literatura da época, para então realizar a soma dos pontos e ver se fechava ou não critério para SVE.

romhilt2

Foram avaliados 150 pacientes os quais haviam sido submetidos a realização de ECG 3 meses antes de morrer e então comparado os achados com resultado de necrópsia (padrão-ouro para diagnóstico de hipertrofia do VE). Dos 90 pacientes com HVE pela autópsia, 52 (57,8% de sensibilidade) apresentavam 5 ou mais pontos pelo critério de Romhilt-Estes. Já dos 60 pacientes com corações normais, sem HVE, 2 apresentaram critério positivo (especificidade de 96,6%).

Um ponto que às vezes gera dúvidas é como calcular o tempo de ativação ventricular. Basta medir do início do QRS até o pico da onda R em V5 ou V6. Exemplo (figura retirada do nosso Manual de Eletrocardiografia Cardiopapers):

Untitled

Vale lembrar que este critério de tempo de ativação ventricular não pode ser utilizado para pacientes com bloqueio de ramo esquerdo. O aumento da TAV faz parte dos critérios diagnósticos de BRE, independemente de haver HVE.

Referência: Romhilt WD, Estes EH. A Point-score system for the ECG diagnosis of left ventricular hypertrophy. Am Heart J 1968.

anuncio cardiopapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia