Logotipo Afya
HomePublicaçõesQuais serão as principais discussões no ESC 2025? [e-book]
Cardiologia22 agosto 2025

Quais serão as principais discussões no ESC 2025? [e-book]

O congresso da European Society of Cardiology deve reunir mais de 30 mil cardiologistas em quatro dias de evento.
Quais serão as principais discussões  no ESC 2025? [e-book]
Anúncio
Por Isabela Abud Manta

Entre os dias 29 de agosto a 1 de setembro acontecerá o Congresso Europeu de Cardiologia, em Madri, na Espanha.  

O encontro organizado pela European Society of Cardiology é o maior congresso da cardiologia e, como sempre, trará estudos que geram impacto na prática clínica, além da apresentação de novas diretrizes. Fique por dentro dos detalhes das principais discussões do congresso.

Dia 1

No primeiro dia teremos alguns estudos bastante interessantes, como o POTCAST, com resultados sobre a prevenção de arritmias utilizando um valor alvo de potássio em pacientes com CDI e o DIGIT-HF, que avaliou se a utilização de digitoxina em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção reduzida comparado a placebo tem benefício em redução de mortalidade e internações por IC.

Dia 2

O segundo dia trará diversos trabalhos de impacto, começando com o tema de IC e iSGLT2, classe de medicação sempre presente nos congressos dos últimos anos. A apresentação dos resultados do DAPA ACT-HF trará dados sobre a utilização da dapagliflozina em pacientes internados por IC aguda e dados dos estudos VICTOR e VICTORIA nos trarão mais informações do vericiguat no contexto da IC crônica. 

Teremos também novos dados sobre o uso de betabloqueadores no infarto agudo do miocárdio com fração de ejeção (FE) preservada ou moderadamente reduzida, ou seja, FE maior que 40%. Serão apresentados resultados dos estudos REBOOT-CNIC, BETAMI-DANBLOCK e uma metanálise com pelo menos 4 estudos.  

Além disso, teremos um bloco de apresentações com novas medicações: o baxdrostat e o zilebesiran para hipertensão, o olezarsen para hipertrigliceridemia e o inclisiran para hipercolesterolemia.  

Para finalizar este segundo dia, teremos os resultados do DANCANVAS-2, com avaliação do impacto do screening de doenças cardiovasculares e intervenção em pacientes assintomáticos, e um estudo que avaliou benefício de ivabradina na prevenção de injuria miocárdica no pós-operatório de cirurgia não cardíaca. 

Dia 3

No terceiro dia os destaques vão para os estudos que avaliaram a suspensão mais precoce de medicações. O NEO-MINDSET e o TARGET-FIRSt mostraram os resultados da suspensão precoce de aspirina após angioplastia na síndrome coronariana aguda (SCA) e o ALONE-AF os resultados da suspensão de anticoagulação após ablação para fibrilação atrial. Esses poderão levar a grandes mudanças na nossa prática clínica. 

Dia 4

No último dia, teremos os resultados do estudo PARACHUTE-HF, com dados sobre a utilização de sacubitril-valsartana comparado a enalapril em uma população com IC bastante específica, a de chagásicos. Teremos também alguns estudos com pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, como o TACSI, que comparou mono ou dupla antiagregação plaquetária em pacientes submetidos a revascularização miocárdica após SCA. 

Todos esses estudos e outros podem ser acompanhados pela cobertura em tempo real realizada aqui no Portal Afya.

Não perca a live de abertura da Afya Cardiopapers, que vai aprofundar ainda mais os principais temas do ESC 2025.

Se inscreva agora mesmo!

Além dos estudos, também teremos as apresentações das diretrizes e consensos, que serão cinco dessa vez.

O e-book da Afya Cardiopapers traz quais serão as diretrizes publicadas no ESC 2025.

Baixe gratuitamente e fique por dentro!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia