
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas; para o diagnóstico da síndrome de WPW devemos ter os sintomas relacionados aos episódios de taquiarritmias como palpitações, síncopes, pré-síncope, associados a alterações específicas no ECG.
Quando são encontradas as 4 alterações características descritas abaixo no eletrocardiograma, chamamos de WPW manifesto:
1- PR curto
2- Onda delta
3- QRS alargado
4- Alteração de repolarização ventricular
OBS: Se existirem as alterações eletrocardiográficas, mas sem qualquer sintoma atual ou prévio, chamamos apenas de pré-excitação ventricular e não Síndrome de WPW.
Caso não existam todas as 4 características chamamos de WPW inaparente.
Lembrar que as alterações eletrocardiográficas do WPW podem ser intermitentes.
Se não houver qualquer alteração no eletrocardiograma, mas houver documentação de taquiarritmia por reentrada atrioventricular (via acessória) através do estudo eletrofisiológico estamos diante do WPW oculto (condução retrógada pela via acessória).
Autoria

Eduardo Cavalcanti Lapa Santos
Editor-chefe e criador do site Cardiopapers; Especialista em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP; Especialista em Ecocardiografia pela SBC; Especialista em Clínica Médica pela SBCM; Doutor e mestre pelo Departamento de Cirurgia da UFPE; Preceptor das residências de cardiologia e Ecocardiografia do HC-UFPE.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.