Na verdade, sim. A maioria dos especialistas considera, na prática, que em pacientes em que há dominância esquerda (ou seja, a circunflexa é a artéria dominante e não a coronária direita), o acometimento da descendente anterior (Da) e da circunflexa (Cx) já pode classificar o paciente como triarterial. Isto porque nestes casos a coronária direita, via de regra, não irriga praticamente nada do ventrículo esquerdo (VE), mandando sangue apenas para o ventrículo direito. Havendo comprometimento relevante então da Da e da Cx, toda a vascularização do VE está em risco.
Referência: Patel MR. ACC/AATS/AHA/ASE/ASNC/SCAI/SCCT/ STS 2017 Appropriate Use Criteria for Coronary Revascularization in Patients With Stable Ischemic Heart Disease. J Am Coll Cardiol.
Autoria

Eduardo Cavalcanti Lapa Santos
Editor-chefe e criador do site Cardiopapers; Especialista em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP; Especialista em Ecocardiografia pela SBC; Especialista em Clínica Médica pela SBCM; Doutor e mestre pelo Departamento de Cirurgia da UFPE; Preceptor das residências de cardiologia e Ecocardiografia do HC-UFPE.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
