Já falamos bastante do aparelho de ecocardiograma portátil Vscan. Agora ele começa a mostrar na prática alguns dos seus potenciais de uso. Na Índia uma equipe de cerca de 10 pessoas (incluindo cardiologistas e técnicos de ultrassonografia) fizeram um mutirão de eco. Selecionaram pctes que possuíam história de doença cardiovascular diagnosticada ou que apresentavam sinais sugestivos de cardiopatia. Em apenas 2 dias fizeram cerca de 1000 ecos. As imagens eram gravadas na Índia e mandadas posteriormente para médicos nos Estados Unidos para emissão do laudo. Inúmeras patologias foram identificadas.
Imaginem o potencial deste equipamento em nosso país. Mandar um cardiologista equipado com um aparelho destes para uma cidade do interior com 10.000-20.000 habitantes. Em alguns dias uma única pessoa poderia fazer uma triagem extremamente eficaz de uma boa parte da população com suspeita de cardiopatia e com estes resultados decidir quem teria necessidade de ser encaminhado para um centro maior e quem poderia continuar o acompanhamento em sua própia cidade. Lembrando que o aparelho no Brasil custa pouco mais de 20.000 reais.
Autoria

Eduardo Cavalcanti Lapa Santos
Editor-chefe e criador do site Cardiopapers; Especialista em Cardiologia pelo InCor-HCFMUSP; Especialista em Ecocardiografia pela SBC; Especialista em Clínica Médica pela SBCM; Doutor e mestre pelo Departamento de Cirurgia da UFPE; Preceptor das residências de cardiologia e Ecocardiografia do HC-UFPE.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
