Novo guideline europeu de Síndrome Coronariana Sem Supra de ST – ANTICOAGULANTES
FONDAPARINUX
– Ele se liga à antitrombina aumentando em 300x o seu poder de inibir o fator Xa.
– Só precisa ser dado 1x ao dia.
– Contra-indicado se ClCr<20
– Não causa trombocitopenia – assim não tem que monitorizar o nível de plaquetas durante o uso. Também não tem que titular a dose por ttpa, inr.
– Dose – 2,5 mg SC 1xd
– NA SCA sem supra de ST tem eficácia similar a da HBPM, tendo a vantagem de causar menos sangramento. Caso o pcte vá ser submetido a ATC, é fundamental fazer bolus de heparina não fracionada. Caso contrário há risco elevado de trombose aguda de stent.
– A diretriz européia diz que o fondaparinux é o anticoagulante de escolha na SCA sem supra de ST. Segundo a diretriz a enoxaparina deveria ser usada apenas quando não se dispõe do fondaparinux. A heparina não fracionada seria a terceira escolha.

HEPARINAS
– De forma geral não há necessidade de se dosar a atividade anti-xa nos pctes em uso de HBPM. Fazer isto em obesos e pctes com disfunção renal importante.
– Nivel ideal de atividade anti-xa – a priori entre 0,5 e 1. Abaixo de 0,5 sabe-se que aumenta mortalidade na SCA. Acima de 1 começa a aumentar sangramento.
– E à respeito da prática comum em serviços brasileiros de fazer bolus de HNF em pctes que vinham usando enoxaparina antes do cate?

– Essa seria uma enorme vantagem de usarmos fondaparinux. Já que o pessoal da hemodinâmica vai querer fazer bolus de HNF na sala, apesar do pcte estar usando enoxaparina no PS/UCO, deixaria com fondaparinux mesmo e se na hora do cate precisasse de ATC – faria o bolus mandatório de HNF neste contexto…
BIVALIRUDINA
– Inibe diretamente a trombina (fator IIa). É o mesmo efeito do dabigatran mas sendo injetável.
– Pode monitorizar tanto pelo ttpa quanto pelo TCA.
– Medicação não disponível no Brasil. Não vou ficar falando muito aqui…
MISCELÂNIA

Ou seja, angioplastou – suspende anticoagulante.
- E se pegar pcte com SCA sem supra de ST que vem usando varfarina ambulatorialmente?

Fácil.E se tiver que fazer cate ambulatorial em pcte anticoagulado? E se precisar fazer ATC?

Bem mais fácil do que ficar naquela complicação de suspender varfarina, esperar rni ficar <2, iniciar enoxa, angioplastar, voltar varfarina, etc...
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.