Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia1 setembro 2025

ESC 2025: Suspensão precoce de DAPT na cirurgia cardíaca impacta enxerto venoso?

O estudo TOP-CABG avaliou o impacto da suspensão do segundo antiagregante mais precocemente, entre um e três meses, na patência do enxerto da veia safena.   
Por Isabela Abud Manta

É sabido que pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica tem benefício de dupla antiagregação plaquetária na manutenção da patência do enxerto venoso quando comparado a monoterapia. Porém, esse benefício ocorre às custas de aumento de sangramento.  

No último dia do Congresso Europeu de Cardiologia (ESC 2025) foi apresentando o estudo TOP-CABG, que avaliou o impacto da suspensão do segundo antiagregante mais precocemente, entre um e três meses, na patência do enxerto da veia safena.   

TIBSOVO® é aprovado no Brasil para tratar LMA com mutação IDH1

Metodologia

Foi estudo de não inferioridade que randomizou 1.150 pacientes para um grupo com manutenção de DAPT e 1.150 pacientes para um grupo no qual a DAPT seria descalonada para apenas aspirina em até três meses. Além disso, foi avaliada a superioridade do descalonamento da terapia em relação a sangramento.  

Os pacientes deveriam ter entre 18 e 80 anos e ser submetidos a cirurgia eletiva com pelo menos um enxerto de veia safena.  

O desfecho primário em 12 meses era oclusão da safena, vista por angiotomografia ou angiografia invasiva, e sangramento maior (tipos 2,3 e 5 da classificação de BARC). 

Os pacientes tinham idade média de 61 anos, 21% eram do sexo feminino, mais da metade tinha hipertensão e dislipidemia e pouco mais de 40% tinham diabetes. A maioria das cirurgias foi realizada com circulação extracorpórea e a média de anastomoses venosas foi 2,5. 

Resultados

O desfecho primário foi semelhante entre os grupos, com ocorrência de 11,19% no grupo DAPT e 10,79% no grupo com descalonamento da terapia, atingindo critérios para não inferioridade. Já a ocorrência de sangramento foi de 13,19% no grupo DAPT e 8,26% no grupo com descalonamento, com diferença estatística entre os dois. A diferença no sangramento foi significativa após três meses da cirurgia. 

Considerações finais

Assim, esse estudo sugere que a suspensão do segundo antiagregante de forma mais precoce é eficaz e segura em relação a manutenção da patência do enxerto em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica com enxerto de safena, além de levar a redução significativa de sangramento. 

Confira todos os destaques da cobertura do ESC 2025 aqui!

Aproveite para acompanhar as lives da Afya Cardiopapers sobre o ESC 2025. Com elas você poderá saber de forma prática e rápida como as discussões do congresso irão afetar a sua prática clínica. Acesse agora!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia