Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia28 agosto 2023

ESC 2023: Anakinra para tratamento de miocardite aguda?

O ARAMIS foi o primeiro estudo a avaliar inibição da via imune inata da interleucina-1β. Confira os resultados apresentados no ESC.

A miocardite aguda é uma inflamação do miocárdio com tratamentos ainda pouco eficazes e específicos. O Anakinra é um receptor de interleucina-1 antagonista que atua visando a via imune inata da interleucina-1β. Enquanto Anakinra é eficaz na pericardite, há apenas relatos de casos de miocardite aguda tratada com sucesso.

Anticoagular pacientes com extrassístoles atriais frequentes reduz eventos?

Novo estudo

O ARAMIS foi o maior ensaio clínico randomizado de miocardite aguda e o primeiro a avaliar inibição da via imune inata da interleucina-1β nesses pacientes. Estudo clínico francês, randomizado controlado e duplo-cego, que incluiu pacientes hospitalizados por miocardite aguda que foram diagnosticados por aumento de troponina cardíaca e ressonância magnética cardíaca (RMC).

Métodos

No total, 117 pacientes foram randomizados 1:1, dentro de 72 horas após a admissão hospitalar, para uma dose subcutânea diária de 100 mg de Anakinra ou placebo até a alta hospitalar. Os pacientes de ambos os grupos receberam tratamentos padrão, incluindo um Inibidor da ECA por pelo menos um mês. O desfecho primário foi o número de dias livres de complicações de miocardite (hospitalização por IC, dor no peito requerendo medicação, FEVE <50% e arritmias ventriculares) em até 28 dias após a alta. Consistente com dados anteriores, a idade média dos participantes foi de 28 anos e quase 90% eram homens.

Resultados

No geral, o desfecho composto de complicações de miocardite ocorreu em 13,7% dos pacientes. Não houve diferença no número de dias livres de quaisquer complicações de miocardite entre os dois braços, com mediana (quartil 1, quartil 3) de 30 dias (30, 32) para Anakinra versus 31 dias (30, 32) para placebo, com uma diferença de 0,0 (95% [IC] -1,0 a 0,0, p=0,168). O desfecho de segurança foi o número de eventos adversos graves dentro de 28 dias após a alta, que ocorreu em sete pacientes (12,1%) no braço Anakinra e em seis pacientes (10,2%) no braço placebo braço, e não teve diferença entre os grupos. Casos de infecção grave dentro de 28 dias após a alta foram relatados em ambos os braços. 

Conclusão e mensagem prática

O ARAMIS demonstrou que o Anakinra é seguro, mas não reduz complicações da miocardite aguda nesta população, destacando que a população do trial foi majoritariamente de baixo risco. Mais ensaios clínicos randomizados são necessários para explorar o benefício potencial de um estratégia anti-inflamatória em pacientes com miocardite aguda de alto risco de complicações.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo