Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
A vacina para influenza faz parte do calendário vacinal do adulto, com recomendação de uma dose anual. Grupos de maior risco beneficiam-se ainda mais da imunização, como idosos, gestantes, crianças e pacientes com pneumo ou cardiopatia. Em trabalho recente, a vacinação mostrou redução da mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca, mas para outros grupos de cardiopatia ainda havia dúvida do tamanho do seu benefício. No congresso da European Society of Cardiology (ESC) 2019, um estudo dinamarquês mostrou ótimo resultado.
O Portal PEBMED vai trazer as principais novidades do congresso 2019 da ESC 2019, que acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Confira todos os artigos clicando aqui.
Vacina da gripe e hipertensão
Na pesquisa dinamarquesa, 608 mil pacientes (!!!) hipertensos foram acompanhados de 2007 a 2016. A cobertura vacinal ainda não foi a ideal, apenas ⅓ da população-alvo, mas os pesquisadores observaram que houve 18% de redução na mortalidade geral, 16% na mortalidade cardiovascular e 10% no risco de IAM ou AVC, todos com significância estatística.
Por isso, lembre-se de recomendar e “cobrar” que seu paciente hipertenso mantenha a vacinação da gripe em dia!
Mais do ESC 2019
- ESC 2019: sangramento com DAPT pode ser por neoplasia oculta
- ESC 2019: na fibrilação atrial, cardioverta com dose máxima!
- ESC 2019: novo algoritmo para o diagnóstico de IC com fração de ejeção preservada
Referência:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.