O mundo da cardiologia é floreado de novidades e estudos científicos, bem pudera ser a especialidade mais estudada, afinal as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade e morbidade no mundo. Muito dinheiro é investido em pesquisa, não só na área de medicamentos, mas também na de devices (aparelhos), e estes vem chegando cada vez mais para ficar, reduzindo morbidade e mortalidade.
A seguir, apresentaremos alguns devices já em uso e comprovadamente eficazes no suporte ventricular. Os devices de assistência ventricular mudaram a ótica da insuficiência cardíaca, choque cardiogênico e do transplante cardíaco. Eles representam um passo além das aminas vasoativas e do balão intra-aórtico.
Heartmate II: criado inicialmente como ponte para transplante, já existem relatos de pacientes vivendo mais de quatro anos com o Heartmate II e o produto já está aprovado para ambos os usos (ponte para transplante e terapia de destino). Consiste em um bomba de rotação axial de alta velocidade que produz um fluxo pulsátil, é pequeno o bastante para caber no tórax de uma criança grande ou um adulto pequeno. Seu motor é movido à energia elétrica e ligado a uma bateria externa ao corpo. É capaz de produzir de 6.000 a 15.000 rotações por minuto, gerando fluxos de até 10 litros por minuto. A bomba é colocada no ápice de ventrículo esquerdo ligando os mesmo a aorta e ajudando o coração a bombear o sangue para a mesma. O aparelho é totalmente portátil permitindo que seus usuários pratiquem até atividades físicas.
Centrimag: o dispositivo Levitronix CentriMag (Levitronix LLC, Waltham, Mass, USA) – Ventricular Assist System (VAS)® foi especialmente desenvolvido para o tratamento de pacientes com choque cardiogênico agudo de qualquer etiologia, incluindo infarto agudo do miocárdio, miocardite, pós-cardiotomia e complicações após procedimentos realizados no laboratório de hemodinâmica, podendo ser empregado como suporte para o ventrículo esquerdo, direito ou biventricular. Por ser considerado um sistema de fácil manuseio e implante, pode ser utilizado inclusive em centros sem o programa de assistência ventricular prolongada ou transplante cardíaco. Consiste em uma bomba magneticamente levitará que evita que o sangue se exponha ao meio ambiente, evitando assim complicações como hemólise (comum nas circulações extra-corpóreas e na ECHMO). É um aparelho intra-hospitalar sendo utilizado em pacientes muito instáveis.
Mais sobre doenças cardiovasculares:
– Aspirina na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer colorretal
– Café: o novo vilão das doenças cardiovasculares
– Manteiga faz mal para a saúde? O que dizem as evidências
Impella: este produto consiste em uma bomba de implante percutâneo através da artéria femoral, capaz de produzir um fluxo de até 5 litros por minuto. Foi desenvolvido para o implante rápido em situações de extrema urgência e pode durar até 10 dias de uso. O Impella retira das mãos do cirurgião cardíaco a responsabilidade do implante, aumentando assim a acessibilidade ao device.
ECMO: a ECMO ou oxigenação por membrana consiste em um conjuntos de tubos que direciona o sangue, impulsionado por uma bomba, a uma membrana a fim de ser oxigenado, devolvendo posteriormente esse sangue à circulação. A bomba gera fluxo contínuo (não fisiológico) e o sangue entra em contato com muitos materiais não biológicos aumentando a inflamação. Um dos primeiros dispositivos de assistência ventricular, a ECMO é utilizada como terapia de recuperação (dá suporte ao pulmão ou coração enquanto o órgão se recupera de uma agressão) ou como ponte para transplante.
É inegável que as doenças do coração, mais cedo ou mais tarde, vão terminar em insuficiência cardíaca, mas com a evolução da assistência ventricular esse não é necessariamente o fim. As múltiplas opções se encaixam em vários contextos e aumentam a sobrevida e reduzem a morbidade, trazendo esperança no futuro manejo das doenças cardíacas.
Referências:
- Colafranceschi Alexandre Siciliano, Monteiro Andrey José de Oliveira, Canale Leonardo Secchin, Campos Luiz Antonio de Almeida, Montera Marcelo Westerlund, Silva Paulo Roberto Dutra da et al . Assistência circulatória com oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) no adulto: um conceito falido ou esquecido?. Arq. Bras. Cardiol. [Internet]. 2008 July [cited 2016 Sep 15] ; 91( 1 ): 36-41. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2008001300006&lng=en. https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2008001300006.
- Breda João Roberto, Gaia Diego Felipe, Macedo Murilo, Motta Pedro, Martins Márcio, Alves Daniel et al . Assistência ventricular com implante do dispositivo CentriMag VAS® para suporte mecânico biventricular. Rev Bras Cir Cardiovasc [Internet]. 2013 Sep [cited 2016 Sep 15] ; 28( 3 ): 401-404. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382013000300016&lng=en. https://dx.doi.org/10.5935/1678-9741.20130061.
- https://heartmateii.com
- https://www.texasheart.org/Research/Devices/thoratec_heartmateii.cfm
- https://www.abiomed.com/products/impella-2-5/
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.