A palestra da Afya CardioPapers sobre inteligência artificial na medicina no 79° Congresso Brasileiro de Cardiologia começou com a seguinte frase: “A IA pode se tornar a maior revolução da história da medicina”.
Em seguida, foram ilustrados alguns casos de como a IA pode ser útil no dia a dia médico, com o ChatGPT identificando um infarto com supraST, por exemplo, ou nos respondendo que a estenose mitral poderia ser a provável causa de uma radiografia de tórax alterada.
Depois, foram apresentados dados que mostraram que a união de máquina + médico reduziu a taxa de erro humano em 85%.
Possíveis vantagens da IA apresentadas
- Permitir diagnósticos mais precoces. Exemplos: Estetoscópio com ECG e com estimativa, online, da fração de ejeção. Relógio que detecta apneia do sono. Câmera que faz fundoscopia com resultado em segundos.
- Pode otimizar a solicitação de exames. Exemplo: IA, quais exames devo solicitar como check up para esse paciente?
- Pode reduzir pontos cegos. Exemplo: IA que identifica lesões pré-neoplásicas em colonoscopia.
- Pode reduzir inércia terapêutica. Exemplo: Melhora da otimização da terapia com insulina com uso da Alexa. Nesse estudo, a Alexa era programada para realizar os ajustes necessários de acordo com as glicemias monitoradas pelo paciente, sem que nova consulta médica fosse necessária. O resultado: Controle glicêmico adequado em 81% dos pacientes que tinham Alexa e em 25% dos pacientes que não tinham Alexa.
- Pode ajudar na mudança de estilo de vida. Exemplo: Aplicativo que conta calorias ingeridas no dia (por meio de fotos enviadas pelo paciente).
- Pode aumentar a produtividade. Exemplo: IA transcreve a consulta já com linguagem médica.
- Pode economizar horas de estudo. IA pode resumir os principais pontos de um podcast.
Por fim, destacou-se que a IA pode errar e que, por isso, devemos usá-la com cautela e julgamento crítico. Não devemos pensar na IA como forma de substituição do médico, mas sim como uma uma equipe que trabalha junto com o médico. De acordo com a palestra, o médico que aprender a usar a IA a seu favor tem muito a ganhar.
Compilamos aqui todas nossas publicações da editoria de Carreira Médica sobre IA!
Autoria

Juliana Avelar
Médica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.