Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.
A American Heart Association publicou novas recomendações sobre ingestão de gorduras e carboidratos, em relação às doenças cardiovasculares. Veja aqui os principais pontos e, no final, o link para o artigo completo.
-> Não recomenda-se a redução da ingestão de gordura total. Dietas com baixo teor de gordura NÃO previnem doenças arteriais coronarianas.
-> Reduzir a ingestão de gordura saturada e aumentar a ingestão de gordura poli-insaturada simultaneamente está associada a uma redução nos eventos de doenças cardiovasculares semelhante ao que é alcançado com estatinas.
-> Substituir gordura saturada por gorduras poli-insaturada ou monoinsaturada reduz os níveis de LDL e triglicerídeos.
Veja também: ‘Alimentos e a saúde cardiovascular: tabela mostra o que faz bem’
-> Gorduras poli-insaturadas (por exemplo, óleo de milho) parecem ser mais eficazes do que as monoinsaturadas (por exemplo, o azeite) na redução de eventos cardiovasculares.
-> O óleo de coco, que é principalmente gordura saturada, aumenta a LDL assim como outras gorduras saturadas.
-> A mudança de gorduras saturadas para insaturadas deve ocorrer ao lado da aderência a um padrão de alimentação saudável, como a dieta do mediterrâneo ou a DASH.
Clique aqui para ver a diretriz completa.
Referências:
- Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association. Circulation. 2017; https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000510
- https://www.jwatch.org/fw113002/2017/06/16/aha-offers-guidance-replacing-saturated-with-unsaturated
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.