Em pacientes com síndromes coronarianas agudas (SCA) e coronariopatia multiarterial, a revascularização completa está associada a melhores resultados clínicos. No entanto, se a intervenção da lesão não culpada deve ser abordada imediatamente durante o procedimento de index ou de forma estagiada, ainda permanece incerto.

Métodos
O estudo BIOVASC foi de não inferioridade, ensaio multicêntrico randomizado, aberto, comparando revascularização completa imediata (RCI) e revascularização completa estagiada (RCE), dentro de seis semanas do procedimento índice, em pacientes com SCA e doença multiarterial.
O desfecho primário foi um composto de mortalidade por todas as causas, infarto do miocárdio, qualquer revascularização por guiada por isquemia e eventos cerebrovasculares em um ano. Ao todo, 1.525 pacientes foram randomizados para o braço RCI e 760 para o braço RCE.
Resultados
A média de idade foi de 65 anos, 78% eram do sexo masculino, 60% apresentavam SCA sem supra ST e 40% com SCA com supra de ST, apenas 0,4% apresentavam lesões de tronco de coronária esquerda como culpada e 37% de descendente anterior.
Em relação ao desfecho primário a RCI foi não-inferior a RCE [0·78 (95% CI, 0·55-1·11) p=0·001 para não inferioridade e p=0·166 para superioridade], não houve diferença em mortalidade por todas as causas após um ano (1,8% vs. 1,2% HR 1,57; IC 95% [0,68-3,62], p = 0,30), porém houve maior taxa de IAM na RCE [0·41 (95% CI, 0·22-0·76) P=0.005], sendo eles tipo 1 e tipo 4ª e, de resvacularização não planejada guiada por isquemia [0·61 (0·39, 0·95) 0·030].
Conclusão
Dessa forma, em pacientes com SCA e coronariopatia multiarterial, a revascularização completa imediata não foi inferior em relação à estagiada para o desfecho composto primário. Também foi associada a menor taxas de IAM e resvascularização guiada por isquemia não planejada em um ano de seguimento.
Autoria

Sara Del Vecchio Ziotti
Graduação em Medicina e Clínica médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.