À medida que o final da graduação em Medicina se aproxima, um assunto que se intensifica na cabeça dos estudantes é a seleção da residência médica. A escolha é delicada, já que definir qual especialidade seguir, em qual instituição participar do processo seletivo e como se preparar para a prova é um dos momentos mais importantes da vida do novo médico. Afinal, essa decisão terá efeitos ao longo de toda a carreira.
A escolha da instituição é um fator relevante porque faz toda a diferença na inserção do profissional no mercado de trabalho e na qualidade do ensino que é recebida durante a residência médica. Por isso, deve ser pensada com atenção durante o período de estudos e preparação para as provas.
Como escolher a instituição de residência médica certa?
O local onde você irá realizar a sua residência médica terá grande influência na sequência de sua carreira. No momento desta escolha, você precisa avaliar a reputação da instituição, o renome da equipe que irá te acompanhar, se será em uma instituição pública ou privada, o programa em si, para conferir a compatibilidade com o que você espera desse momento, dentre outros fatores.
A residência médica, além de ser um ambiente de aprendizado, é o momento em que você irá fazer networking com preceptores e colegas, dará seu passo de entrada no mercado de trabalho e, principalmente, determinará a qualidade do especialista que você irá se tornar.
De acordo com os dados divulgados pelo estudo “Demografia Médica no Brasil – Panorama da Residência Médica: Oferta, Evolução e Distribuição de Vagas (2018-2024)”, realizado em parceria pela Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), 47,7 mil médicos cursaram residência médica em 2024 – isso representa cerca de 8% do total de médicos do país. São 5.631 programas ofertados por 1.011 instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação.
As opções de escolha para um programa de residência médica são muitas, o que torna natural a dificuldade em saber qual a melhor instituição a ser disputada. E não existe uma resposta unânime para isso, pois deve-se analisar cada programa de residência juntamente com os objetivos de formação de cada médico.
Para ajudar a expandir seu campo de visão, preparamos uma lista com algumas das instituições que são consideradas destaques nos programas de residência médica.
Universidade de São Paulo (USP)
Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo é uma das universidades mais tradicionais e conceituadas de nosso país, o que reflete no alta concorrência por uma vaga. Quem se especializa por lá, garante um destaque acadêmico e profissional.
Ao todo, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) conta com 54 programas de residência médica e é a instituição que oferece o maior número de vagas, contando atualmente com 1.525 vagas ocupadas. Parte da residência pode ser cumprida no Hospital Universitário (HU) da USP, ou no Hospital das Clínicas da FMUSP, ou mesmo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a especialidade escolhida.
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A Escola Paulista foi fundada em 1933 e em 1956 tornou-se uma instituição federal. Foi uma das pioneiras a implantar Programas de Residência Médica no Brasil. Com um dos maiores processos seletivos de residência do país, a instituição tem mais de 90 programas, contando atualmente com 905 vagas de residência médica ocupadas.
O Hospital São Paulo, Hospital Universitário da UNIFESP, fundado em 1936, é considerado o primeiro hospital-escola do Brasil construído com essa finalidade. Com mais de 800 leitos hospitalares e 130 ambulatórios, oferece atendimento de média e alta complexidade.
Leia mais: O que pode (e o que não pode) ser feito por residentes na prática médica
Hospital Sírio-Libanês
Fundado em 1921, o Hospital Sírio Libanês é referência nacional e internacional na assistência à saúde de alta complexidade. O programa de Residência no Hospital Sírio-Libanês é um dos mais desejados pelos candidatos.
O programa é conhecido pelo aprofundamento científico e disponibilidade dos recursos tecnológicos mais avançados, além de permitir que os residentes tenham acesso a casos complexos e desafiadores. Ainda oferece a oportunidade do residente ser coordenado pelos médicos mais renomados do Brasil.
Hospital de Amor de Barretos
Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é uma instituição de saúde filantrópica fundada em 1967 que é referência nacional no tratamento oncológico.
De forma humanizada e com atendimento pelo Sistema Único de Saúde, o hospital oferece programas de residência médica focados em áreas como Oncologia, Cirurgia Oncológica e outras especialidades ligadas ao tratamento do câncer. Atualmente conta com 82 vagas de residência médica por ano.
Leia também: Desafios da residência de Cardiologia
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Criada em 1900 pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, a fundação, que é vinculada ao Ministério da Saúde, também é uma das instituições de maior destaque da América Latina. Suas vagas são extremamente concorridas, devido à sua excelência no que tange às pesquisas científicas e tecnológicas da área da saúde.
Para os interessados, os editais são disponibilizados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS (SESAU).
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Fundada em 1962, a Unicamp foi projetada do zero como um sistema integrado de centros de pesquisa e também está listada entre as melhores universidades do país e da América Latina.
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp também está entre as instituições que apresentam o maior número de médicos cursando residência médica atualmente (637 médicos, em 2024). A instituição oferece programas de residência médica em 47 especialidades, 36 áreas de atuação e 6 programas de anos adicionais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A UFRJ é um centro de referência em ensino, pesquisa e extensão universitária no país e na América Latina. Em 2024 o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, a décima entre as instituições da América Latina.
Criada em 1978, a Residência Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) é uma das mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro e possui atualmente 297 residentes distribuídos em 48 Programas de Residência Médica.
Como se preparar para a Residência Médica?
Além da importância em escolher a instituição certa para que você faça uma residência médica de excelência, é fundamental escolher quem irá te acompanhar no caminho até a sua aprovação.
A Medcel nasceu de um desejo inovador de transformar a educação da área médica com o uso das tecnologias existentes mais avançadas. Hoje temos a maior e mais completa plataforma de estudos para que você seja aprovado na residência médica.
Com uma equipe especializada, que respeita as particularidades de cada aluno, e um ensino de qualidade, são mais de 66 mil aprovações nos últimos 6 anos e esse número não para de crescer!
Disponibilizamos aulas com professores médicos especialistas e metodologia inovadora baseada no estudo por questões, com quiz diário, simulados, flash, cards, banco de questões, revisões contínuas e muito mais.
Além disso, com a Medcel você pode estudar onde e como quiser, contanto sempre com o suporte do Orientador de estudos, que irá trilhar com você essa etapa tão importante até a aprovação na Residência Médica.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.