Como a IA pode ajudar nos diagnósticos e otimizar o trabalho médico?
A inteligência artificial oferece um enorme potencial para aumentar a precisão e acurácia médica. Em artigo publicado pelo JAMA, em 2016, foi abordado como o sistema de IA desenvolvido pelo Google teve a capacidade de identificar a retinoplastia diabética, com sensibilidade de 97% na sua detecção e especificidade de 93%.
Isso significa que é possível usar IA para realizar a triagem de grandes populações de pacientes diabéticos, identificando os que necessitam de avaliação oftalmológica detalhada e permitindo ao oftalmologista concentrar seus esforços nos casos mais críticos.
Melhoria na precisão diagnóstica
Além disso, na prática clínica diária, a IA pode fornecer suporte valioso ao médico ao fornecer análises preditivas baseadas em dados objetivos. Por exemplo, ao interpretar uma tomografia de pulmão, um sistema de IA é capaz de indicar a probabilidade de um nódulo ser cancerígeno, ajudando, assim, o médico a priorizar o encaminhamento ao especialista e a informar a situação ao paciente de forma mais precisa e tranquila.
Em um estudo publicado em 2020, na Gastroenterology, a IA foi usada para melhorar a detecção de pólipos pré-cancerosos durante colonoscopias. Ao destacar áreas suspeitas de forma automatizada, a IA facilita o trabalho do médico, garantindo que menos pólipos sejam negligenciados, o que pode ter um impacto significativo na saúde do paciente.
Otimização dos recursos de saúde
Esses avanços não apenas aumentam a precisão diagnóstica, como também melhoram a eficiência do sistema de saúde como um todo. Ao reduzir o número de encaminhamentos desnecessários aos especialistas, otimizando o uso dos recursos médicos, a IA permite que os profissionais de saúde se concentrem nos casos que exigem intervenção especializada imediata, enquanto mantêm uma abordagem personalizada e cuidadosa com os pacientes.
Em resumo, a integração da IA na prática médica oferece uma promessa extraordinária de melhorar resultados para pacientes e eficiência para profissionais de saúde, transformando a maneira como diagnosticamos, tratamos e prevenimos doenças em diversas especialidades médicas.
Curso completo de IA na Medicina – Afya Educação Médica
Em parceria com a Microsoft, o curso “Inteligência Artificial na Medicina” irá explorar as mais recentes inovações no uso da Inteligência Artificial na prática médica, permitindo que profissionais a incorporem em seus cotidianos, melhorando a qualidade dos atendimentos, otimizando tempo e, consequentemente, destacando-se em suas carreiras.
Saiba mais sobre o conteúdo programático e se inscreva.
Afya Summit
Tem interesse em saber mais sobre Tecnologia, Gestão e Empreendedorismo na Medicina? Participe do Afya Summit, evento para médicos, ecossistema de saúde e estudantes, com grandes referências nacionais e internacionais para discutir os novos tempos da medicina.
** Texto criado com o auxílio do ChatGPT a partir das aulas do curso de “Inteligência Artificial da Medicina” ministrada por Eduardo Lapa.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.