A doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD) é altamente prevalente em indivíduos com pré-diabetes ou diabetes tipo 2, especialmente na presença de obesidade. O envolvimento hepático, frequentemente negligenciado entre as complicações crônicas do diabetes, representa uma ameaça significativa à saúde pública devido à sua progressão para esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH), fibrose …
30 MAIO 2025
A mensuração adequada do cálcio sérico é fundamental na prática clínica, dada sua importância em processos fisiológicos como sinalização celular, coagulação, função neuromuscular e mineralização óssea. Embora o cálcio ionizado seja a forma biologicamente ativa, seu uso na rotina é limitado devido à complexidade e ao custo. Por esse motivo, muitos clínicos utilizam fórmulas de …
23 MAIO 2025
Nos últimos anos, agonistas dos receptores de GLP-1 e, mais recentemente, agonistas duplos de GIP e GLP-1 têm demonstrado eficácia clínica significativa na redução de peso corporal. A tirzepatida, um agonista duplo dos receptores GIP e GLP-1, emergiu como uma opção terapêutica eficaz e segura para o tratamento da obesidade. Mas será que ela é …
15 MAIO 2025
Recentemente, foi publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology, os resultados de um estudo que propõe um novo escore diagnóstico para diagnosticar deficiência de vasopressina (AVP-D), diferenciando esta condição da polidipsia primária (PP). A intenção dos autores em criar uma ferramenta que facilite este diagnóstico é justificada pelo fato de a diferenciação entre AVP-D e …
9 MAIO 2025
A esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH) é uma condição caracterizada por acúmulo de gordura no fígado, que pode evoluir com inflamação e dano hepatocelular, frequentemente associada à obesidade, diabetes tipo 2 e risco cardiovascular elevado. A progressão dessa doença para fibrose hepática avançada aumenta substancialmente a mortalidade por causas hepáticas e gerais. Atualmente, há …
5 MAIO 2025
A obesidade infantil é uma condição crônica e progressiva, caracterizada pelo excesso de gordura corporal que pode comprometer a saúde física e emocional das crianças. O problema é agravado por consequências metabólicas, mecânicas, psicológicas e sociais, além da alta probabilidade de persistência da condição na vida adulta. Diante disso, médicos canadenses publicaram recentemente um guideline …
24 ABRIL 2025
A doença de Graves é uma afecção autoimune caracterizada pela produção de anticorpos estimulantes do receptor de TSH (TRAb), que promovem a hiperfunção tireoidiana. O tratamento de primeira linha geralmente envolve drogas antitireoidianas (DATs), como o metimazol (MMI), que controlam o hipertireoidismo sem agir diretamente sobre os mecanismos imunológicos da doença. Entretanto, até 80–100% dos …
17 ABRIL 2025
Os incidentalomas adrenais são achados comuns em exames de imagem e frequentemente correspondem a adenomas. A secreção autônoma de cortisol associada a esses adenomas já foi relacionada a maior risco de mortalidade. Entretanto, pouco se sabe sobre a utilidade de marcadores como as metanefrinas urinárias – utilizados para rastreamento de feocromocitoma – na predição de …
16 ABRIL 2025
A eficácia da semaglutida em reduzir o risco cardiovascular em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e doença cardiovascular (DCV) ou com doença renal crônica (DRC) já foi estabelecida em ensaios clínicos randomizados prévios: o SUSTAIN-6 e o FLOW, respectivamente. Mas será que a droga também é eficaz em melhorar outras complicações ateroscleróticas do …
4 ABRIL 2025
A relação entre níveis elevados de colesterol LDL (LDL-c) e risco de doença cardiovascular é bem estabelecida e a literatura médica tem numerosos ensaios clínicos que demonstram a redução de risco com a queda dos níveis séricos de LDL-c promovidos pelo tratamento com estatina. Em relação à prevenção secundária, o benefício de iniciar a terapia …
28 MARÇO 2025