O mieloma múltiplo é uma doença bastante complexa, pois pode causar manifestações em diversos órgãos e sistemas. Assim, esse paciente pode inicialmente buscar atendimento na emergência ou consultórios de clínica médica e outras especialidades como nefrologia, neurologia, ortopedia ou reumatologia. Dessa forma é uma doença que todo médico precisa reconhecer e saber investigar inicialmente.
Confira nesse episódio, a discussão de um caso real atendido no consultório médico e saiba como reconhecer a doença e como chegar ao diagnóstico.
Assista ao vídeo!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados nesse episódio
- Quando suspeitar de mieloma múltiplo?
- Investigação inicial e diagnósticos diferenciais.
- Critérios diagnósticos do mieloma múltiplo.
Veja também: paciente com síndrome de locked-in
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Autoria

Vinícius Zofoli de Oliveira
Editor chefe de Terapia Intensiva da Afya ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP ⦁ Residência de Medicina Intensiva no Hospital das Clínicas da USP ⦁ Fellowship de Cardiointensivismo no Hospital Samaritano Paulista (SP) ⦁ Preceptor da Disciplina de Emergências Clínicas da USP (2019-2020) ⦁ Médico Assistente do Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP (2019) ⦁ Médico Assistente da UTI de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor-SP) e Médico Diarista da UTI do Hospital Samaritano Paulista ⦁ Editor do livro Manual de Condutas na Covid-19 ⦁ Coautor dos livros: Medicina de Emergência - Abordagem Prática (FMUSP), Medicina Intensiva - Abordagem Prática (FMUSP) e Manual do Residente de Clínica Médica (FMUSP) ⦁ Membro Fundador da @emergencia.simm
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.