Durante o evento Afya Summit, os palestrantes foram convidados a debater alguns temas relevantes, como empreendedorismo, inovação e tecnologia.
No vídeo publicado no Youtube oficial da Afya, Victor Miranda, médico do esporte e fundador do Além da Medicina, convida Bruno Lagoeiro, médico e cofundador do Afya Whitebook, e Gustavo Meirelles, CEO da iDr, a debaterem sobre os caminhos que o médico pode seguir para se tornar um empreendedor.
A tecnologia, tanto relacionada à gestão de consultório, como de entrega de serviços de saúde, tem evoluído muito nos últimos tempos e impactam cada vez mais a rotina do médico, aprimorando a sua prática clínica.
Dr. Bruno Lagoeiro inicia o debate ressaltando a rapidez com que essas mudanças estão ocorrendo: “Eu acho que vai mudar tudo e já começou a mudar tudo, né? A gente está aqui no Afya Summit, um grande evento e o Daniel Kraft estava falando justamente agora um pouco sobre como é rápida a escala dessa tecnologia, que passa a fazer parte da nossa vida”.
Lagoeiro acrescenta ainda, relembrando um ponto trazido pelo palestrante internacional, Daniel Kraft, médico pela Universidade de Stanford, cientista e empreendedor, que o ChatGPT é comparável a uma e-bike em nosso cérebro, que facilita a subida de uma montanha. Contudo ele alerta que as gerações mais novas, nascidas com essa tecnologia, correm o risco de não desenvolver as habilidades básicas necessárias, como o músculo da perna para pedalar.
Ele faz uma analogia com os médicos, que devem dominar as competências fundamentais, como o diagnóstico diferencial. Sem esse conhecimento básico, o avanço tecnológico pode não trazer os benefícios esperados.
Leia mais:
Embora o avanço tecnológico seja indiscutivelmente benéfico para médicos e para a sociedade, é crucial manter a construção do “bom médico” como base. A associação ao novo, às facilidades que IA oferece, permitem ao médico garantir mais tempo de qualidade no atendimento e fora dele.
Dr. Gustavo Meireles acrescenta: “Agora com o Afya Whitebook, como eu gostaria de ter tido isso nos meus plantões ou na Escola e poder ter usar algo assim”, reforçando o quão positivo é o uso das novas tecnologias na rotina médica, tendo acesso a condutas alternativas em um cenário caótico.
Esse é o ponto levantado como gratificante ao fazer o movimento de sair da medicina assistencial para empreendedora: ver sua invenção transformando a realidade das pessoas. Toda a mudança traz medos e inseguranças, o que é esperado, porém a revolução tecnológica na Medicina é uma realidade e não apenas uma esperança.
Assista ao debate completo no vídeo abaixo, disponível no canal do YouTube da Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.