Dilatação de aorta é um aumento do diâmetro em pelo menos 2 desvios padrão em relação ao diâmetro predito para idade, sexo e tamanho. Na prática, suspeitamos de dilatação da raiz da aorta quando o diâmetro passa de 40mm em homens ou 36mm em mulheres. Já o aneurisma é definido como aumento do diâmetro do vaso em pelo menos uma vez e meia.
Os aneurismas são divididos em grupos, a depender da região acometida. Então, temos classicamente os aneurismas de aorta torácica e de aorta abdominal. Essa classificação é importante pois cada grupo tem causas, fatores de risco e complicações relacionadas diferentes, além de o especialista envolvido também ser diferente: a aorta torácica é avaliada pelo cirurgião cardíaco e a abdominal pelo cirurgião vascular.
Neste episódio, Isabela Abud, médica cardiologista e editora do Portal do Portal Afya, fala sobre diagnóstico e tratamento dos aneurismas de aorta, a segunda doença mais comum deste órgão. A especialista ainda aborda as definições de cada grupo dessa condição, os fatores de risco e os quadros clínicos. Assista agora!
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.
Tópicos abordados no episódio
Veja também: Uso de quinolonas e aneurisma de aorta
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.