Essa semana fizemos uma série de conteúdos sobre o Dia Mundial da Sepse. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos fazer a apresentação clínica da sepse.
Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!
Anamnese e Exame Físico da Sepse
Principais sintomas: Febre ou hipotermia, calafrios, queda do estado geral, prostração, oligúria, inapetência e fraqueza. Além da presença de sintomas relacionados com o foco primário: dispneia e cansaço na pneumonia; dor abdominal em infecções intra-abdominais e infecção de trato urinário.
Fatores de risco: Idade avançada (≥ 65 anos), imunossupressão, neoplasias malignas, diabetes mellitus (DM), obesidade, hospitalização recente (nos últimos 3 meses), evidência de bacteremia, pneumonia comunitária (quase metade dos casos de pneumonia comunitária evoluem com sepse), admissão em UTI, fatores genéticos.
A anamnese e o exame físico têm como objetivo caracterizar sinais e sintomas localizatórios do provável foco de infecção e avaliar a gravidade do quadro.
Principais alterações ao exame físico: Febre ou hipotermia, taquicardia, taquipneia e hipotensão.
Sinais de gravidade: Hipotensão arterial (PAS < 90 mmHg, ou PAM < 70 mmHg, ou queda na PAS > 40 mmHg); alteração do nível de consciência; dessaturação; taquipneia com esforço e sinais de insuficiência respiratória.
Sinais de baixa perfusão tecidual: Redução de temperatura das extremidades, enchimento capilar lentificado, cianose; rebaixamento do nível de consciência, oligúria e anúria; peristalse abolida e íleo adinâmico. Essas alterações podem estar relacionadas com as condições prévias do paciente.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.