Logotipo Afya
Anúncio
Saúde29 fevereiro 2020

Whitebook: como tratar coronavírus na gravidez?

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, vamos falar sobre como acompanhar e tratar pacientes grávidas com coronavírus.

Por Clara Barreto

Esta semana, falamos no Portal PEBMED sobre o primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, vamos falar sobre como acompanhar e tratar pacientes grávidas com coronavírus.

Veja as melhores condutas médicas no Whitebook Clinical Decision!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Médico anotado em prontuário de paciente com coronavírus na gravidez

Acompanhamento

Deve ser feito em regime hospitalar, com isolamento e com suporte de cuidados intensivos.

Abordagem Terapêutica

  1. Gestantes com suspeita devem ser admitidas, se possível em ambiente de isolamento hospitalar.
  2. Suporte ventilatório, se necessário, em Unidades de Cuidados Intensivos.
  3. Se possível, trabalho de parto e parto devem ser realizados em ambientes com pressão negativa, com pessoal preparado para controle infeccioso.
  4. Anestesia regional ou geral são apropriadas para o parto.
  5. Recém-nascidos devem ser isolados por período de 10 dias e, se estiverem bem, podem voltar as suas mães, se as mesmas já estiverem liberadas do seu isolamento. Aleitamento materno deve ser proibido nesse período.
  6. As drogas relacionadas para tratamento são teratogênicas. Ribavirina tem sido relacionada a efeitos teratogênicos.
  7. Suporte clínico deve ser oferecido à gestante e a interrupção da gravidez deve ser discutida com a paciente e/ou familiares.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência