Publicamos no portal esta semana uma matéria sobre anemia ferropriva na gestação. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a apresentação clínica dessa doença.
Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!
Abordagem diagnóstica da anemia ferropriva
-
- A pesquisa de ferropenia deve ser realizada, principalmente, nas seguintes situações:
- Anemia sem causa aparente, particularmente se houver microcitose e reticulocitopenia;
- Achados clínicos típicos (ex.: perversão do apetite, síndrome das pernas inquietas ), mesmo na ausência de anemia;
- Gestantes;
- Portadores de doença renal crônica que apresentem anemia ou que estejam em tratamento dialítico e/ou com agente estimulador da eritropoiese.
Se detectada precocemente, a deficiência de ferro pode não estar associada à anemia , apesar de alguns pacientes já apresentarem fadiga e intolerância aos esforços neste estágio.
Inicialmente, observa-se anemia normocítica e normocrômica, com contagem de reticulócitos normal. Se a ferropenia se mantiver, a eritropoiese é afetada cada vez mais, resultando em anemia microcítica e hipocrômica, além de reticulocitopenia.
Em alguns casos, observa-se aumento da contagem plaquetária (plaquetas > 450.000/mm³). A leucometria pode estar normal ou elevada.
Diante de um paciente com anemia ferropriva, a indicação de exames complementares para definição da causa deve ser feita individualmente. Ex.: homens idosos devem ser investigados para sangramento de trato gastrointestinal (endoscopia digestiva alta e colonoscopia ). Enquanto mulheres com hipermenorreia ou menorragia devem ser avaliadas por ginecologista.
Indivíduos com comorbidades podem ter associação entre anemia ferropriva e anemia de doença crônica. Nesses casos, a ferritina pode estar normal ou até mesmo acima do valor de referência, apesar da deficiência de ferro.
Exames de rotina:
-
- Hemograma, em geral:
-
- Hemoglobina: < 12 g/dL em mulheres e < 13,5 g/dL em homens;
- Hematócrito: < 36% em mulheres e < 41% em homens;
-
- Contagem de reticulócitos;
- Cinética de ferro.
- Hemograma, em geral:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.