Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A Espanha ultrapassou a Itália e se tornou o país mais saudável do mundo. Como já era de esperar, o Brasil não está nem entre os dez países mais saudáveis das Américas. A lista das nações mais saudáveis do mundo foi elaborada pela Bloomberg Healthiest Country Index, que classifica 169 economias de acordo com fatores que contribuem para a saúde geral.
A empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro e agência de notícias utilizou dados das Nações Unidas, Banco Mundial e OMS (Organização Mundial da Saúde) para compilar os países (com população de pelo menos 1 milhão de pessoas) mais saudáveis do mundo.
Para elaborar a lista, a equipe da Bloomberg calculou a mortalidade (natural e por doença) em diversos países, somou a esperança média de vida da população e, em seguida, descontou os riscos para a saúde, que foram evidenciados pelas pessoas e pelo ambiente de cada nação.
A listagem classificou as nações com base em variáveis, incluindo também a expectativa de vida, ao mesmo tempo em que impõe penalidades a riscos, como o uso de tabaco e a obesidade.
A Espanha possui a mais alta expectativa de vida ao nascer entre os países da União Europeia, ficando atrás apenas do Japão e da Suíça em todo o mundo, segundo dados das Nações Unidas. É previsto que a Espanha até 2040 tenha a maior expectativa de vida, em quase 86 anos, seguida pelo Japão, Cingapura e Suíça, de acordo com o Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde da Universidade de Washington.
Estamos preparados para a revolução digital na saúde?
Hábitos alimentares
Pesquisadores dizem que os hábitos alimentares podem fornecer pistas sobre os níveis de saúde de Espanha e Itália, pois a adoção da dieta mediterrânea, suplementada com azeite de oliva ou nozes, teve uma taxa menor de eventos cardiovasculares, maiores do que aqueles atribuídos a uma dieta com redução de gordura.
Enquanto isso, na América do Norte, o 16º lugar no ranking do Canadá superou em muito os Estados Unidos e o México, ambos caindo levemente para 35º e 53º. A expectativa de vida do povo americano tem diminuído devido a mortes por overdoses de drogas e suicídios.
Cuba colocou cinco pontos acima dos EUA, tornando-se a única nação não classificada como “alta renda” pelo Banco Mundial a ser classificada como alta. Uma razão para o sucesso da nação insular pode ser sua ênfase no cuidado preventivo sobre o foco americano no diagnóstico e tratamento de doenças.
A Coréia do Sul melhorou sete posições para 17, enquanto a China, que abriga 1,4 bilhão de pessoas, subiu três posições, para 52. A expectativa de vida na China está a caminho de superar os EUA até 2040, de acordo com o Institute for Health Metrics and Evaluation.
Metodologia
Bloomberg avaliou as variáveis de saúde e os riscos, desde os de natureza comportamental até as características ambientais. O índice final incluiu apenas países com pelo menos 0,3 milhão de habitantes e dados suficientes. Exatamente 169 países da OMS preencheram os critérios a serem incluídos.
OMS: os 10 desafios para a saúde mundial em 2019
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.