Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Já tentou imaginar como os bebês enxergam? A clínica oftalmológica britânica Clinic Compare criou um GIF com a evolução (por mês) do córtex visual do recém-nascido até seu primeiro ano de vida. Apesar de os olhos já começarem a funcionar no útero, apenas por volta dos 2 anos é que a criança consegue ter uma visão completa. Antes do parto, a única coisa que o bebê é capaz de diferenciar é a luz do escuro.
O córtex visual humano não aprende a processar todo tipo de informação de vez. Os recém-nascidos não conseguem estabilizar os olhos e enxergam tudo desfocado. No primeiro mês, a visão é preta e branca, ainda com pouco foco. No segundo, o vermelho começa a se destacar. A imagem começa a ficar mais definida por volta dos três meses, e o bebê consegue ver os rostos ou objetos que estão muito próximos a ele (8-10 cm). Além disso, o movimento dos olhos já é mais focado nessa fase.
Veja também: 'Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?'
Por volta dos seis meses, as cores já podem ser distinguidas. Conforme os meses passam, a visão começa a desenvolver também a noção de profundidade – que acontece próximo à época em que os bebês costumam começar a engatinhar. Entre oito e dez meses, o bebê já consegue ter uma visão próxima a de um adulto, mas ainda não vê com clareza objetos muito distantes.
[caption id="" align="aligncenter" width="320"]
Reprodução.[/caption]
As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!
Com o primeiro ano de vida completo, a criança já enxerga praticamente tudo, como pode ser observado no GIF criado pela clínica britânica. Mas até os dois anos de idade, o córtex visual ainda se desenvolve, melhorando as imagens e chegando ao ponto de ter a visão igual à de um adulto.
Referências:

Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.