Logotipo Afya
Anúncio
Saúde25 julho 2016

Você lava as mãos quando ninguém está olhando?

Médicos e enfermeiros estão mais propensos a seguir as orientações de higienização das mãos quando sabem que estão sendo observados, sugere um novo estudo.
Por Redação Afya
250-BANNER6Médicos e enfermeiros estão mais propensos a seguir as orientações de higienização das mãos quando sabem que estão sendo observados, sugere um novo estudo publicado no Journal of Hospital Medicine. E você? Lava as mãos corretamente todos os dias? A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que profissionais de saúde lavem as mãos antes e depois de tocar um paciente ou seus arredores; antes de qualquer procedimento; e se entrar em contato com fluídos corporais. Para determinar se e como um fenômeno chamado efeito Hawthorne - em que indivíduos alteram seu comportamento quando sabem que estão sendo observados - influencia no comportamento de higiene das mãos nos hospitais, pesquisadores compararam as taxas de adesão, medidos por observadores secretos e auditores evidentes, durante um período de 2 meses. Outros cuidados: Bactéria pode ser transferida da luva para as superfícies Dos momentos de higienização observados secretamente durante rotações clínicas em hospitais, apenas metade estava em conformidade com as orientações. Já nos momentos observados pelos auditores, o cumprimento das orientações ficou em 83%. Entre os médicos, os resultados foram 54% e 73%, respectivamente. Entre os enfermeiros, a diferença foi ainda maior: 45% e 85%, respectivamente. Quando avaliados pelo timing e cenário clínico, as observações secretas mostraram que:
  • 43% lavaram as mãos antes do contato com o paciente ou ambiente do paciente;
  • 74% antes de procedimentos limpos / assépticos;
  • 35% após a exposição potencial a fluído corporal;
  • 57% após o contato com o paciente ou ambiente do paciente;
  • 75% ao examinar pacientes com precauções de isolamento;
  • 47% na ausência de precauções de isolamento.
ban O estudo sugere um comportamento de auto-preservação como motivação. A higienização das mãos foi mais frequente após o contato com o paciente ou ao ver pacientes que necessitaram de precauções adicionais. A percepção do risco parece ser um poderoso motivador. Os dados indicam que todos os trabalhadores na área de saúde tem muito a percorrer no que diz respeito à higiene das mãos. Sistemas de monitoramento mais precisos e treinamento podem ajudar a preencher a lacuna entre a higiene das mãos recomendada e o que está realmente sendo praticado nos hospitais. As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui! Referências: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jhm.2632/abstract  
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo