Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
De acordo com uma recente metanálise de artigos revisados pela Cochrane, suplementação universal de vitamina D e cálcio para mulheres com mais de 50 anos não tem impacto na incidência de fraturas.
Para realização da metanálise foram selecionados estudos que mostravam o impacto da suplementação de vitamina D e cálcio (associados ou isolados) na incidência de fraturas, assim como foram descartados estudos que consideravam pacientes institucionalizados e /ou em tratamento para outras doenças.
O resultado mostrou que nenhum dos três tipos de suplementação reduziu a chance de fraturas nos pacientes, e a conclusão do trabalho é que não existe justificativa para suplementação em grupos sem comorbidades e que vivem na comunidade (não institucionalizados).
Leia também: ‘Vitamina D tem relação com o desenvolvimento da demência?’
Referências:
- Association Between Calcium or Vitamin D Supplementation and Fracture Incidence in Community-Dwelling Older Adults – A Systematic Review and Meta-analysis, Jia-Guo Zhao, MD; Xian-Tie Zeng, MD; Jia Wang, MD; Lin Liu, MD , JAMA volume 318, dezembro de 2017.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.