O Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), que funciona incentivando pesquisas focadas nas necessidades do Sistema Único de Saúde, irá receber um novo aporte de verba pública para iniciar ou manter pesquisas em 2024.
O valor anunciado será distribuído entre todos os estados e, ainda este ano, através de Oficinas de Prioridades de Pesquisa (realizadas em conjunto com as secretarias de saúde), é que serão determinadas as principais questões que deverão ser transformadas em pesquisas científicas com o objetivo maior de resolver os problemas locais e reduzir as desigualdades regionais.
Leia também: Rio de Janeiro declara emergência zoossanitária por gripe aviária por 180 dias

8ª edição do PPSUS
Além de contemplar todas as unidades federativas do país, o Ministério da Saúde espera, com essa edição, motivar o intercâmbio de informações entre as UFs e com outros países, com foco nos novos eixos estratégicos nacionais, como a pesquisa em rede e a luta contra desinformação científica.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, espera que “(…) toda pesquisa dê origem a uma discussão de política pública”. E a Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Ana Maria Caetano de Faria, diz que “É preciso criar maneiras de comunicar à sociedade a importância da ciência e tecnologia na resolução de problemas de saúde. Esse é um objetivo que deve ser incorporado ao PPSUS da melhor forma possível.”
Saiba mais: Primeiro caso da variante Eris, da covid-19, confirmado no Brasil
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Autoria

Augusto Coutinho
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.