Na última semana, uma doença desconhecida levou, pelo menos, nove pessoas aos hospitais em Salvador. Os pacientes relataram dor muscular extrema em todo o corpo e urina com coloração escura. Após diversos exames, cientistas conseguiram associar os sintomas à mialgia epidêmica.
De acordo com o comunicado oficial da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, o quadro pode ser causado por um enterovírus (Doença de Bornholm) ou por uma toxina não identificada associada à ingestão de peixe (Doença de Haff).
Ambas as doenças causam mialgias intensas de início súbito e colúria. Os marcadores laboratoriais mais importantes são a elevação da CPK e da TGO. A orientação da Secretaria é aliviar a dor dos pacientes com analgésicos e ter atenção especial aos indivíduos que apresentarem urina escura: estes podem evoluir com insuficiência renal devido a rabdomiólise e precisam ser hidratados vigorosamente.
Adicionalmente, todas as unidades de saúde devem estar atentas ao atendimento a viajantes provenientes da Bahia, principalmente Salvador, que apresentarem sintomas semelhantes. Em caso de suspeita de mialgia epidêmica, notificar imediatamente o CIEVS Municipal por telefone ou e-mail.
Referências:
- https://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/12/20/interna_vidaurbana,680870/secretaria-de-saude-intensifica-controle-de-casos-de-mialgia.shtml
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.