Uma das dúvidas mais recorrentes dos internos em geral, estudantes em final de formação médica, está em como fazer uma receita médica. Como nosso objetivo sempre é te auxiliar na sua rotina profissional, resolvemos especificar, com dados do aplicativo médico mais completo do Brasil, a melhor forma de construir uma boa prescrição.
Com base nos dados do WHITEBOOK, prescrição requer necessariamente o uso de lógica e bom senso. A máxima “primum non nocere” e a consideração de riscos e benefícios são essenciais à boa prática médica.
A prescrição racional de medicamentos significa a escolha do melhor tratamento medicamentoso, com base nos critérios de eficácia, segurança, aplicabilidade (comodidade) e custo financeiro para o paciente. Para orientar o médico, sugerimos alguns passos para o sucesso da prescrição, lembrando da importância de uma postura criteriosa do profissional diante das possibilidades de uso de diferentes medicamentos, com o objetivo de buscar a melhor alternativa terapêutica para a prescrição de seu paciente. Seguindo os seguintes passos:
- Definir o problema do paciente;
- Especificar o objetivo terapêutico;
- Verificar se o tratamento se adequa ao paciente: considerar eficácia, custo, segurança, conveniência e aplicabilidade;
- Fazer a prescrição de forma clara, legível e com indicações precisas;
- Fornecer instruções, informações e recomendações ao paciente: efeitos do medicamento, colaterais possíveis, instruções de uso e avisos;
- Monitorizar o tratamento.
Componentes básicos da receita médica:
- Tipo de receita;
- Data;
- Individualidade;
- Via de administração;
- Fármaco: Genérico e/ou comercial;
- Posologia e forma de apresentação;
- Tempo de uso;
- Indicação;
- Advertências;
- Efeitos colaterais principais.
No WHITEBOOK você encontra informações pontuais como essa, que ajudam na rotina profissional. Pontos esclarecedores para os médicos de todas as idades, desde o profissional que está começando a sua carreira até o mais experiente.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.