Logotipo Afya
Anúncio
Saúde16 maio 2024

RJ sanciona lei proibindo contratação de generalistas como especialistas

De acordo com o legislativo estadual a intenção e dar mais clareza e transparência na prestação do serviço público na área de medicina.

Na última quinta-feira (09/05), o governador do Estado do Rio de Janeiro sancionou a Lei nº 10.368 instituindo a proibição da contratação de médicos generalistas e residentes médicos, para cargos de médicos especialistas, em unidades de saúde e hospitais públicos do Estado. 

Para a Lei batizada de “Lei Moreno Moura”, o médico generalista é aquele sem especialização em determinada área médica e o residente é o admitido em programa de residência, nos termos da Lei Federal nº 6.932, de 07 de julho de 1981. 

O texto sancionado proíbe e prevê punição para médicos sem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) se identifiquem como especialistas e exige que os editais de contratação requeiram a titulação específica, quando da contratação de médico especialista. 

Exame cardíaco de paciente com tempestade elétrica sobre a mesa

Registro de Qualificação de Especialista (RQE)

O documento que atesta, junto ao Conselho Regional de Medicina ao qual o médico está vinculado, a formação desse profissional em uma determinada especialidade médica, indicando conclusão do programa de residência, certificado registrado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e/ou aprovação em prova de título. 

Dentro do Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) já há a proibição para “Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.” 

Aqueles indiciados podem passar por penas disciplinares, de acordo com a Lei n.º 3.268/5, variando entre: 

A) Advertência confidencial em aviso reservado;

B) Censura confidencial em aviso reservado; 

C) Censura pública em publicação oficial;

D) Suspensão do exercício profissional até 30 (trinta) dias; 

E) Cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde