Logotipo Afya
Anúncio
Saúde9 dezembro 2024

Recorde histórico: Exames de retina no SUS crescem 49,5% em quatro anos 

Avanço dos exames de retina reflete fortalecimento de políticas públicas e conscientização sobre prevenção da retinopatia diabética 

O número de exames oftalmológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir doenças da retina cresceu 49,5% em 2023 em comparação a 2019. No ano passado, foram realizados quase 12 milhões de procedimentos, um recorde histórico, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

Em 2019, o SUS realizou 7,9 milhões de exames. Até agosto de 2024, mais de 9 milhões já haviam sido realizados, indicando a possibilidade de um novo marco histórico. O CBO atribui o avanço ao fortalecimento das políticas públicas e à conscientização sobre a prevenção da retinopatia diabética, principal motivo para os exames. 

Leia também: Principais doenças oftalmológicas na infância: Refração em crianças

Procedimentos em alta 

Os quatro tipos de exames disponíveis no SUS para diagnóstico de problemas na retina — biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, retinografia colorida binocular e retinografia fluorescente binocular — registraram crescimento significativo. A média mensal de exames, que caiu para 413 mil em 2020 devido à pandemia, subiu para 972 mil em 2023 e ultrapassou 1,1 milhão em 2024. 

Recorde histórico Exames de retina no SUS crescem 49,5% em quatro anos 

Perfil dos pacientes 

As mulheres representam a maioria dos pacientes submetidos aos exames, totalizando 15,5 milhões entre 2019 e 2024, contra 11,2 milhões de homens. A maior parte dos procedimentos é realizada em pessoas com mais de 60 anos, com 3,6 milhões de exames realizados nessa faixa etária apenas em 2024.

Saiba mais: Abordagens terapêuticas para tratar a a coriorretinopatia serosa central crônica

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde