Os prazos de inscrição para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e para o Exame Nacional de Residência (Enare) foram prorrogados até o dia 30 de julho. A retificação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de julho. Também foram estendidos os prazos para solicitação de atendimento especializado e uso de nome social.
As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro em todo o país, por meio de uma ação integrada entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Saiba mais: MEC lança Enamed para avaliar cursos de medicina anualmente
A participação no Enamed é obrigatória para estudantes de medicina concluintes, previamente inscritos no Enade. Médicos já formados também podem participar de forma voluntária, e os resultados poderão ser usados nos processos seletivos do Enare, como definido no Edital nº 03/2025 da Ebserh.
As provas do Enamed e Enare
A prova do Enamed será composta por 100 questões objetivas que abrangem clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. Os participantes também devem responder a um questionário do estudante ou egresso, além de um instrumento de percepção da prova.
O Enare 2025 ofertará 11.388 vagas em 237 instituições públicas e privadas com programas de residência médica autorizados pelo MEC. O exame será classificatório e eliminatório, com peso único de 100% da nota final. A nota obtida no Enamed poderá ser utilizada no Enare para especialidades de acesso direto.
Leia ainda: Enare 2025 abre inscrições para vagas em residências
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.