Com menos de um mês de lançamento, Pokemon Go já dominou as redes sociais, portais de notícia e, agora, também a medicina. Usuários do game que sofrem com a depressão estão relatando que o aplicativo está ajudando a sair de casa e lidar com a doença.
Caso você tenha conseguido fugir das milhares de notícias e ainda não saiba do que se trata, Pokemon Go é um novo jogo para celular baseado no desenho homônimo. O app usa o GPS para colocar os Pokemons no “mundo real”, ao redor da localização do usuário. Com a câmera do celular, o jogador pode chegar perto dos Pokemons e capturá-los.
Para capturar os Pokemons, os jogadores, que antes eram ociosos e não praticavam nenhuma atividade, estão saindo de casa, caminhando mais e interagindo mais com outras pessoas. Além dos benefícios do exercício para a saúde, usurários do app que sofrem de depressão e ansiedade estão indo para as redes sociais para contar que o game tem os ajudado a lidar com a doença.
De acordo com cientistas americanos, o benefício está justamente em incentivar as pessoas a andar por aí, se movimentar – algo que todos os estudos recentes tem mostrado ser benéfico para a saúde mental. Só que encorajar paciente com doenças mentais a sair de casa ou se exercitar é muito difícil – até então.
Além disso, os Pokemons mais interessantes são encontrados perto de árvores, lagos e rios, o que também é um fator positivo para o jogador. Estudos recentes mostraram que apenas 30 minutos por semana de exposição à natureza pode beneficiar a saúde mental das pessoas.
Referências: https://www.sciencealert.com/pokemon-go-is-reportedly-helping-people-with-their-depression
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.