Saúde28 setembro 2016
O que você pode fazer para evitar que seus pacientes faltem a consulta?
O que prometia ser um dia muito produtivo de trabalho, se transforma em longos períodos de espera, porque vários pacientes não compareceram.
Sua agenda está lotada, mas o que prometia ser um dia muito produtivo de trabalho, se transforma em longos períodos de espera, porque vários pacientes não compareceram. Que médico nunca passou por isso? Existem algumas técnicas que você pode tentar para evitar esse tipo de situação. Veja abaixo:
"O que não se mede, não se sabe"
Entre em contato com todos os pacientes que não compareceram à consulta. Pergunte o motivo e analise como aquilo poderia ter sido evitado. Busque por tendências, como:
Veja também: 'Porque alguns pacientes não estão seguindo suas orientações'
Treine seus funcionários
Sua secretária conversa com o paciente sobre a importância de comparecer às consultas agendadas? A comunicação é o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida. Aproveite e pergunte também como ele prefere ser contactado (telefone, celular, e-mail). Comunique-se da forma mais eficiente possível.
Fale você também com o paciente
E você? Explica para o paciente por que ele não deve faltar? Converse com ele também. Peça para que ele comunique caso não possa comparecer. Essa é uma atitude simples, que traz resultados positivos para sua clínica.
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Referências:
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- Tem algum dia em que as pessoas faltam com mais frequência?
- Existe alguma relação entre a antecedência com que a consulta é marcada?
- Tem a ver com a espera no consultório?
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