Logotipo Afya
Anúncio
Saúde22 agosto 2024

Nova variante recombinante do HIV é identificada no Brasil 

É possível haja outras em circulação, mas ainda sem a devida identificação; estudo serve de alerta para pessoas e autoridades 

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Fundação Oswaldo Cruz identificaram uma nova variante do HIV no Brasil. A descoberta foi publicada na revista “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”, em meados desse mês. No total, foram quatro casos registrados em três estados: Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.  

A variante combina genes dos subtipos B e C do HIV, predominantes no Brasil, e foi batizada de CRF146_BC. Segundo a bióloga Joana Paixão Monteiro-Cunha, coautora da pesquisa, o surgimento dessas formas recombinantes está relacionado à dupla infecção, em que indivíduos se contaminam e recontaminam. 

Leia ainda: AIDS 2023: Epidemiologia do HIV no Brasil – resultados do ImPrEP 

Nova variante recombinante do HIV é identificada no Brasil 

A descoberta 

Identificada pela primeira vez 2019 durante um estudo populacional realizado em Salvador com 200 pessoas infectadas, a variante foi comparada com bancos de dados públicos, nos quais foram encontradas outras três amostras semelhantes.  

Ainda não se sabe se a nova variante possui maior transmissibilidade ou virulência, ou se evolui mais rapidamente para AIDS. Ainda de acordo com a bióloga, o primeiro paciente identificado estava em tratamento com antiviral, sem resistência aparente ao medicamento. 

Para a coautora, o estudo serve como um alerta para a população e autoridades de saúde, destacando a importância de reforçar medidas preventivas, como o uso de preservativos e evitar o compartilhamento de seringas — mesmo porque, ainda de acordo com Joana, é possível que essa e outras formas recombinantes estejam circulando em outras regiões do Brasil, mas ainda não tenham sido identificadas dada a complexidade genética dos vírus recombinantes. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo