Logotipo Afya
Anúncio
Saúde19 agosto 2024

Nova terapia genética devolve audição bilateral a crianças nascidas surdas 

Voluntários recuperaram a audição em ambos os ouvidos, apresentando melhorias na percepção de fala e na capacidade de apreciar música 

Cinco crianças que nasceram surdas tiveram a audição restaurada com uma nova terapia genética, segundo estudo publicado nas revistas Nature Medicine e The Lancet. 

O tratamento, projetado para uma forma específica de surdez hereditária, foi o primeiro ensaio clínico a aplicar a terapia bilateralmente, em ambos os ouvidos, resultando em benefícios como melhor reconhecimento de fala e capacidade de localização dos sons. 

Liderado por pesquisadores do Mass Eye and Ear, nos Estados Unidos, e do Hospital Eye & ENT da Universidade Fudan, na China, o estudo focou na correção de mutações no gene OTOF, responsável pela surdez conhecida como DFNB9. 

Leia também: Afecções dermatológicas na infância: Urticária

As crianças foram tratadas com uma cirurgia minimamente invasiva, na qual cópias funcionais do gene foram injetadas nos ouvidos internos. Ao final do tratamento, todas as crianças recuperaram a audição em ambos os ouvidos, apresentando melhorias significativas na percepção de fala e na capacidade de apreciar música. 

Na fase anterior do estudo, em que havia sido tratado somente um dos ouvidos, cinco das seis crianças também mostraram progressos auditivos. Os pesquisadores consideram os resultados promissores, mas ressaltam a necessidade de mais estudos para refinar a terapia e expandir sua aplicação a outros tipos de surdez. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo