Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que agora inclui o Dolutegravir, uma alternativa para o tratamento da AIDS, e a Rivastigmina, remédio terapêutico para o tratamento de Alzheimer.
O Rename é a lista que define medicamentos para atender as necessidades prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Este ano, ela conta com 869 medicamentos, divididos em cinco anexos: básico, estratégico, especializado, insumos e hospitalar.
Além do Dolutegravir e da Rivastigmina – como adesivo transdérmico -, foram incluídos também o cloridrato de cinacalcete e paricalcitol, indicado para pacientes com hiperparatireoidismo secundário à doença renal crônica, e a ceftriaxona, para tratamento de sífilis e gonorreia resistentes a ciprofloxacina.
Para solucionar o problema de desabastecimento no país, o Ministério da Saúde também iniciará a centralização do tratamento básico da Toxoplasmose, com a aquisição dos medicamentos pirimetamina, sulfadiazina e espiramicina.
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.