Logotipo Afya
Anúncio
Saúde31 janeiro 2024

Ministério da Saúde vai debater uso da medicina indígena no SUS

Grupo para discussão sobre uso da medicina indígena contará com especialistas de outros órgãos, entidades públicas e privadas, e ONGs.

Por Roberta Santiago

Foi assinada a Portaria SESAI/MS nº 8, que institui o Grupo de Trabalho de Medicinas Indígenas para elaborar proposta de programa em medicina indígena no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi-SUS). O documento foi assinado no último dia 24 pelo secretário nacional Ricardo Weibe Tapeba.

Leia também: Relatório de acompanhamento multidisciplinar de pacientes com dor crônica

Composto por representantes de áreas técnicas da própria Sesai, o grupo de trabalho poderá convidar especialistas de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de governos de outros países para participar de reuniões e colaborar com a proposta de criação do Programa em Medicinas Indígenas (PMI).

Caberá aos membros do grupo de trabalho organizar e sistematizar as recomendações, bem como debater, revisar, avaliar e auxiliar tecnicamente na promoção de ações e estratégias relativas as medicinas indígenas no âmbito do Sasi-SUS.

O grupo de debate sobre o uso da medicina indígena deverá concluir suas atividades nos próximos 12 meses, mas o prazo inicial pode ser prorrogado por igual período.

Leia ainda: Medicamentos Fitoterápicos: por que incluir na sua prática clínica?

* Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo