O Ministério da Saúde lançou cursos online e gratuitos sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na plataforma AVASUS, com inscrições abertas para três qualificações.
O primeiro deles é o “Curso de Qualificação dos Profissionais de Saúde para Aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Tratamento de Feridas”, cujas inscrições já estão abertas. O curso, de 140 horas, apresenta 36 plantas medicinais e fitoterápicos para cuidado integrado em feridas e visa qualificar profissionais de saúde, gestores e demais interessados.
Leia ainda: Conheça as terapias alternativas disponíveis no SUS
Outros dois cursos disponíveis são:
- “Introdução às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Musicoterapia”, com 60 horas, que aborda os princípios básicos do uso terapêutico da música;
- “Introdução às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Terapia de Florais”, com 100 horas, que explora o uso de essências florais no autocuidado e bem-estar.
- “Módulo II – Curso de Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde”, com 60 horas, que aprofunda conceitos e princípios na farmacologia natural.
As PICS, integradas ao SUS desde 2006, abrangem 29 abordagens terapêuticas, como fitoterapia, musicoterapia e terapia com florais, promovendo saúde de forma complementar aos protocolos clínicos.
A plataforma AVASUS oferece ainda cursos sobre práticas como yoga, meditação, aromaterapia e automassagem, consolidando o acesso ao conhecimento e ampliando as opções terapêuticas no sistema público de saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.