O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no dia 12 de dezembro, os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Os participantes já podem consultar o desempenho individual no Sistema Enamed, plataforma oficial do exame.
Além do resultado geral, os estudantes inscritos como concluintes de Medicina também podem acessar o boletim de desempenho no Sistema Enade, desde que tenham sido devidamente cadastrados pelo coordenador do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O documento reúne informações detalhadas sobre o rendimento do participante e pode ser utilizado para fins acadêmicos e institucionais.
Saiba mais: Publicado o edital do Enamed 2025, nota do exame poderá ser usada no Enare
Os candidatos que pretendem utilizar os resultados do Enamed para ingresso em programas de residência médica devem ficar atentos às próximas etapas do Exame Nacional de Residência (Enare). De acordo com o Inep, esses participantes precisam seguir as orientações e os prazos previstos no Edital nº 3/2025, Residência Médica, Acesso Direto, publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela seleção.
Sobre o Enamed
As provas do Enamed 2025 foram aplicadas em 19 de outubro pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep. O exame foi elaborado com base nos critérios do Enade e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, além de considerar normas e legislações que regulamentam o exercício profissional médico no Brasil.
Criado como um novo instrumento de avaliação, o Enamed tem relevância estratégica nacional ao contribuir para o acompanhamento da qualidade da formação médica. Seus resultados impactam diretamente o planejamento de políticas públicas, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
Segundo o Inep, a iniciativa busca consolidar um modelo mais integrado de avaliação da formação médica, fortalecendo a articulação entre educação superior, regulação profissional e necessidades do sistema de saúde brasileiro.
Autoria

Roberta Santiago
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.